ForGRAD discute desafios e possibilidades para o aprimoramento dos cursos de graduação

Com o tema “Política de melhoria da qualidade dos Cursos de Graduação: caminhos, resultados e possibilidades”, a edição Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) foi realizada na manhã desta quinta-feira (10) de forma virtual.

Transmitido através do YouTube, o evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Uern, juntamente com setores pares da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante a abertura do fórum, o vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, ressaltou a relevância do tema desta edição, sobretudo diante dos desafios deixados pela pandemia do coronavírus.

“O Fórum traz uma temática central sobre os caminhos que precisamos seguir para promover as melhorias nos cursos de graduação, especialmente após dois anos de distanciamento. Nós precisamos de novos caminhos que também preencham as lacunas deixadas pela pandemia no ensino superior”, frisou o vice-reitor.

Também presente à abertura do evento, o coordenador do ForGRAD Nordeste e pró-reitor de Graduação da UFCA, professor Rodolfo Jakov enalteceu a organização do encontro e convidou os participantes para a realização da edição nacional do fórum, a qual será realizada no dia 14 de dezembro, em Recife.

A mediação do evento foi realizada pela professora Fernanda Abreu, pró-reitora de Ensino de Graduação da Uern, que explanou os objetivos do encontro.

“Esse é um esforço útil e necessário em prol da construção coletiva de uma educação de qualidade, que produza um conhecimento científico relevante, efetivamente potente na formação dos nossos cidadãos e cidadãs”, salientou.

O evento contou com palestra sobre o tema central do fórum, proferida pela professora Elda Silva do Nascimento Melo, pró-reitora adjunta de Graduação da UFRN.

Ao longo da palestra, Elda apresentou diversos pontos relacionados à Política de Melhoria de Qualidade dos Cursos de Graduação implementada na UFRN, apontando questões como o histórico de ações e de mudanças na legislação ligada ao ensino superior, os instrumentos de avaliação e aprimoramento da Graduação e os avanços alcançados.

“Nós queremos pensar o que podemos fazer para que o futuro não seja imprevisível, mas seja pautado pelas nossas ações do presente”, destacou a professora, frisando a importância da formação para que os professores e instituições mantenham e ampliem sua relevância na sociedade.

Também acompanharam o evento membros das universidades federais de Campina Grande (UFCG) e do Agreste de Pernambuco (Ufape), dos institutos federais de Alagoas (Ifal), Paraíba (IFPB) e Pernambuco (IFPE), do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O evento pode ser assistido neste link.