O Festival de Teatro Escolar da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) terá início no próximo sábado (28), no Complexo Cultural da UERN, localizado na Zona Norte de Natal. Em sua 11ª edição o festival tem como tema: “Cultura e Saberes da Tradição” com o objetico de resgatar a cultura do homem popular que possui o saber de forma não acadêmica.
O evento é organizado pela realizado pela Diretoria de Educação, Cultura e Artes da Pró-Reitoria de Extensão (DECA/PROEX/UERN).
Outra novidade desta edição é a forma em que acontecerá a apresentação das Escolas. Este ano será de forma itinerante em três cidades-polo, sendo elas: Natal, Pendências e Mossoró. No próximo sábado (28) se apresentarão 06 Escolas, em Natal. Nos dias 04 e 05 de Dezembro mais 13 Escolas mostrarão suas peças no Município de Pendências.
O FESTUERN 2015 terá seu encerramento no dia 07 de Dezembro, no Teatro Municipal Dix Huit Rosado, em Mossoró, com a apresentação de 11 Escolas. “Além dessa mudança no formato tivemos também a mudança de trófeu, que a partir de agora será permanente, no estilo do Oscar. Então, decidimos denominá-lo de trófeu Candeeiro”, explica a Professora Márcia Regina, Diretora da DECA.
Vale salientar que o FESTUERN é construido durante praticamente todo o ano, desde inscrição das Escolas, a seleção e a formação continuada oferecida aos grupos até os dias das apresentações dos espetáculos. “Será um novo modelo de FESTUERN. Estamos contando com o apoio dos Gestores das Escolas e da nossa equipe, esperamos que seja um festival ímpar e de muito sucesso”, ressalta a Professora Márcia Regina.
Antes do início das apresentações nos polos será exibido um vídeo com os cinco homenageados. Eles foram indicados e escolhidos por serem detentores dos saberes tradicionais. Serão homenageados: Dona Jovelina, Rezadeira, Dona Ceição, Rezadeira e curandeira, o Mestre Antônio Rosa, que é Brincante e Rabequeiro, o Poeta Popular Concris e a Parteira, Anita Santos.