O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF) e Núcleo de Estudos Feministas Simone de Beauvoir (NEM) realizarão o evento “Assumir ou Publicizar: a sexualidade LGBT em xeque”. A atividade ocorrerá nesta quarta-feira, 29, às 19h, no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Na programação consta palestra com a professora Me. Luana Paula Moreira, seguida de debate. O tema a ser discutido no evento é extensão de um artigo da docente publicado no livro “Feminismo e Serviço Social – Debates contemporâneos”, lançado recentemente pela FASSO.
Para a professora, o “debate se pauta na necessidade de perceber e analisar os elementos que se apresentam como limite de ação individual e luta coletiva da população LGBT, sob o entendimento que o processo de assumir a sexualidade seja para si e/ou para os círculos de relações próximas é marcado por dor e sofrimento em razão do que chamamos Lgbtfobia”.
No entanto, algumas pessoas possuem condições de na luta política publicizar sua sexualidade, afinal, políticas e direitos não são conquistados por populações invisíveis”, frisa.
Luana Paula destaca que é preciso compreender esses dois processos e pensar as formas de resistência e existência das pessoas LGBTs. Uma vez que o Brasil figura como o país que mais mata LGBT no mundo. “O tema é pertinente principalmente nesse momento em que o STF criminaliza a homofobia”, destaca a professora.