Faculdade de Educação agradece participação e começa preparativos do II ERNAB para início de 2014

O sucesso alcançado na promoção do I Encontro Regional de Narrativas Autobiográficas – Memória, Formação e História Oral – Povos do Mar(ERNAB), levou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), através da Faculdade de Educação (FE), a dar início aos preparativos visando a promoção de sua segunda edição em 2014.

Esta iniciativa dos organizadores surgiu logo pós a conclusão das atividades da primeira edição do ERNAB. Na oportunidade, a Faculdade de Educação aproveitou para agradecer aos esforços empreendidos pelas pessoas envolvidas no encontro. A organização destaca, como fruto desse trabalho, os resultados obtidos diante da troca de experiências, e a contribuição para a visibilidade das vozes de homens e mulheres das culturas locais.

Os organizadores preparam o II ERNAB, certos de contar com a energia redobrada dos participantes, com a vivência na primeira edição, com as plurais vozes, com a diversidade de histórias de vida, suas biografias, reforçados (as) pela essência dos saberes e fazeres na interação de significados culturais.

Segundo Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro, da Faculdade de Educação, o I ERNAB nasceu, reunindo 400 (quatrocentas) inscrições, 15.114 (quinze mil cento e quatorze acessos), marisqueiras, pescadores, salineiros, labirinteiras, homens e mulheres de mangues. E que a promoção reuniu durante três dias, participantes do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba, de Apodi, de Tibau, Patu, Campo Grande, Janduís, Ceará Mirim, Icapuí, Redonda, Canoa Quebrada, Triunfo, Aracati e tantos outros lugares expressando cultura em contexto local.

Ela destacou a participação do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas – NAESC pela expoente presença de seus discentes no I ERNAB, sinalizando aprendizagens para além da sala de aula, sobretudo, trazendo a expressão, a dinâmica e o simbólico da cultura local. E ainda, ao público em geral, aos conferencistas, aos monitores, aos professores e professoras que coordenaram os Grupos de Trabalho, a Sessão Coordenada, a Roda de Conversa, a Sessão de Documentário, e na promoção das Mesas Redondas.