A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), juntamente com a Residência em Ginecologia e Obstetrícia – ofertada em parceria com a Prefeitura de Mossoró – vem promovendo uma série de cursos e capacitações voltados aos profissionais da saúde.
Nestas quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de julho, será realizado o primeiro Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cardiotocografia. A iniciativa tem como parceira a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP/DDO) – Setor de Capacitação e Treinamento.
O aparelho de cardiotocografia é utilizado para avaliar o bem-estar fetal e a saúde das gestantes, principalmente as que se encaixam em grupos de risco – que possuem pressão alta e diabetes.
A programação de hoje (25) será realizada no auditório do ambulatório da FACS. A abertura terá início às 14h e será voltada para a parte teórica do curso, tendo como facilitadores os professores-doutores Ricardo Ney Cobucci (UnP) e Conceição Cornetta (UFRN). Conforme a professora Isabelle Cantídio, será utilizada a metodologia ativa de sala de aula invertida, que consiste em responder às demandas do ensino em saúde.
O curso segue nesta quinta-feira, 26, às 8h, na Casa de Saúde Dix-sept Rosado, com atividades práticas e atendimento a gestantes no período da manhã. Também será realizada uma discussão à tarde acerca das temáticas: “Diálogo sobre resultados” e “Questões interativas no Kahoot”.
A capacitação é voltada para médicos do serviço/preceptores, residentes em ginecologia e obstetrícia e internos do estágio supervisionado em tocoginecologia. O objetivo é fortalecer as parcerias, qualificar o público-alvo em relação à cardiotocografia e unificar o laudo no Rio Grande do Norte.
DIU – Dentro da programação de capacitação, foi realizado nos dias 17 e 18 de maio o curso de aprimoramento prático na inserção de DIU pós-parto e pós-abortamento, disponibilizado gratuitamente para médicos e enfermeiros da Maternidade Almeida Castro, bem como aos residentes de Ginecologia/Obstetrícia e Medicina da Família da UERN. Na oportunidade foram inseridos 11 DIUs pós-parto e pós-abortamento, com todas as informações necessárias às pacientes sobre o método, e os consentimentos devidamente assinados antes da inserção.