A água é um bem dos mais preciosos e que possibilita a vida em suas diversas formas. É também um recurso finito e que exige uma gestão racional, de modo que a oferta possa atender as demandas atuais, que são crescentes, e também possa atender as demandas futuras.
Nesse processo de gestão dos recursos hídricos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem muito a contribuir, seja com o ensino, com a pesquisa ou com a extensão.
“As nossas pesquisas, por exemplo, muito relacionadas às áreas de avaliação de impactos ambientais, de riscos ambientais e de geoconservação são aqui contextualizados na área da bacia hidrográfica do rio Apodi – Mossoró. Identificar impactos ambientais de atividades, prever impactos ambientais, identificar riscos ambientais, pode contribuir para melhor ordenamento do território de modo que essas atividades venham a impactar menos os recursos hídricos e os lençóis freáticos”, avaliou o professor de Gestão Ambiental, Wendson Dantas.
Nos estudos voltados à geoconservação, acrescenta o docente, destacam-se os trabalhos que a Uern tem desenvolvido no Parque Nacional da Furna Feia, uma importante unidade de conservação, fundamental para garantir a recarga dos aquíferos que abastecem toda a região de Mossoró e grande parte do baixo curso do rio Apodi-Mossoró.
As cavernas da região possibilitam uma recarga muito rápida do sistema de lençóis subterrâneos, que garantem o desenvolvimento de diversas atividades, desde o abastecimento humano até as diversas atividades produtivas que estão instaladas na região.
“Portanto, estudos e pesquisas envolvendo elementos ambiente de modo inter-relacionados com a água são de grande importância para subsidiar ações de gestão de recursos hídricos e, dessa forma, oportunizar que a água esteja sempre presente e possa garantir o desenvolvimento das populações e garantir o desenvolvimento da vida na Terra”, finalizou o professor.