A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 5, para discutir a retomada dos estágios curriculares dos estudantes da área de saúde que não estejam no fim do curso. O encontro ocorreu de forma on-line através da plataforma do Google Meet.
Conforme a secretária adjunta da Sesap, Maura Vanessa Sobreira, diante do quadro de evolução da pandemia no Estado e da importância da parceria entre Governo e Universidades no enfrentamento da COVID, os estágios curriculares deverão ser retomados a partir do dia 7 de abril. No entanto, as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nas unidades de saúde continuarão suspensas.
“Após o fim da vigência do novo decreto do Governo do Estado, que estabelece medidas restritivas destinadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 até o dia 16 de abril, vamos fazer uma nova reunião para avaliar o retorno das ações de pesquisa e extensão. A ideia é fazer a retomada das ações de forma gradual e responsável”, explica a secretária adjunta. As ações de internato e dos estágios do fim de curso não tiveram interrupção e continuarão normalmente durante este novo decreto.
Também foi definido que os serviços dos ambulatórios vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) serão retomados de forma presencial, com 50% da capacidade. Os ambulatórios das Faculdades de Ciências da Saúde (FACS) e de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) serão abrangidos com a medida.
O encontro discutiu ainda a viabilidade de incluir os estudantes e professores da área de saúde que estão nos estágios não obrigatórios e nas atividades presenciais de enfrentamento à COVID nos grupos prioritários para receber a vacina. “Vamos discutir em uma reunião na próxima quinta-feira, 8, a possibilidade de vacinar os estudantes e professores que estão colaborando com as ações de enfrentamento à pandemia”, revela a secretária adjunta.
A reunião contou com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação da Uern, Wendson Dantas; da diretora da Faculdade de Enfermagem, Erica Louise; da vice-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Allyssandra Rodrigues; e de professores da Universidade.