Pela terceira vez, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi contemplada com uma emenda de bancada no Orçamento Geral da União (OGU). Desta vez, a emenda é de autoria do deputado Beto Rosado, que destinou R$ 40 milhões para a instituição.
A Universidade utilizará os recursos na construção da Cidade da Ciência, um complexo científico nas áreas da Física, Química, Biologia, Matemática e Informática. O projeto contempla laboratórios, planetário, observatório, praça de alimentação, auditório e escola de treinamento para professores da rede pública.
Para o deputado, o estudo das Ciências é essencial para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “Ela é tão importante quanto o estudo da língua e da matemática, que também será contemplada com laboratório na Cidade da Ciência. Estudando Ciências, que nas séries mais avançadas se transforma em Química, Física e Biologia, os alunos compreendem melhor o mundo em que vivemos e o funcionamento da natureza”.
Beto Rosado destacou ainda que na posição de representante da região na Câmara dos Deputados não poderia deixar de contemplar um de seus maiores patrimônios, as universidades públicas do interior. “Além da UERN, trabalhamos para que uma das quatro emendas de consenso fosse destinada à UFERSA, no mesmo valor. Logo, ambas serão contempladas”, concluiu o parlamentar.
O reitor Pedro Fernandes destaca que a inclusão da UERN nas emendas ao OGU mostra a valorização da Universidade pelos parlamentares. E esse entendimento é resultado da comprovação da aplicação dos recursos, uma vez que a gestão tem sempre levado informações aos senadores e deputados sobre obras e modernização da infraestrutura feitas com emendas parlamentares.
Na reunião da bancada para a definição das cotas orçamentárias ao OGU 2016, o reitor Pedro Fernandes apresentou o PAE/INFRA, programa que prioriza obras de infraestrutura estudantil como bibliotecas, residências universitárias e àreas de convivências para o Campus central e os Campi Avançados, além de transportes. Por questões legais – a emenda de bancada deve ser para um projeto específico – a indicação do deputado Beto Rosado foi para a Cidade da Ciência, que também beneficia os estudantes.
Além dessa emenda, a UERN foi contemplada com outras individuais de quase todos os parlamentares da bancada potiguar.
ASCOM DEPUTADO BETO ROSADO/AGECOM UERN