DIVULGA AÇÕES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS EM 2009

O Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) vem oportunizando no âmbito da UERN uma série de atividades que estão discutindo a assistência ao acadêmico com necessidade especial matriculado na Instituição.

Como ações, neste ano de 2009, o DAIN destaca a realização de três cursos de extensão de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS com trinta vagas cada e 32 h/a, com início para o dia 02 de fevereiro de 2009, oferecidos para a comunidade universitária (professores, funcionários e estudantes) tendo também vagas destinadas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, Centro Clínico Prof. Vingt-Un Rosado, Conselhos Tutelares da 33ª e 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró e Sistema Integrado de Bibliotecas e Núcleo de Ensino de Línguas Estrangeiras da UERN.

A busca pela realização destes cursos envolveu toda a comunidade universitária e a sociedade em geral, rapidamente preenchendo as vagas e ocasionando uma procura intensa pelos cursos, inclusive, de outras instituições da sociedade.

Outro destaque diz respeito à primeira reunião do Grupo de Discussão das Trajetórias de vida de pessoas com necessidades especiais, idealizado pelos professores Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes – Chefe do DAIN e Jean Mac Colle Tavares Santos e Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro, ambos do Departamento de Educação da Faculdade de Educação. Este encontro foi realizado no dia 27 de janeiro de 2009 às 14:00 com a presença de estudantes com necessidades especiais (surdez, cegueira, deficiência física) matriculados nos Cursos da UERN, além de estudantes bolsistas e membros da equipe do DAIN. O objetivo deste Grupo é discutir a pesquisa científica na proposta de educação inclusiva e os reflexos na formação do educador e na oportunidade de garantia de espaços para a construção do conhecimento e do diálogo coletivo.

Esta experiência inovadora pretende mobilizar mais interessados, inclusive ouvindo a própria pessoa com deficiência e o que ela tem a dizer de sua experiência enquanto sujeito de aprendizagem.

Uma nova reunião com professores da Faculdade de Educação que já ministraram ou estão ministrando disciplinas para os estudantes surdos do Curso de Pedagogia está marcada para o próximo dia 03 de fevereiro, às 13:00 horas, na Faculdade de Educação no Campus Central da UERN, com o objetivo de discutir as trajetórias de vida dos estudantes com necessidades especiais matriculados no Curso de Pedagogia.