Nesta sexta-feira (5), o diretor da Uern Natal, Prof. Dr. David Leite, esteve na Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), para uma reunião de aproximação institucional e discussão de temas para parcerias com a fundação.
O diretor, a chefe administrativa da EdUCA-UERN, Irene van den Berg, e os coordenadores João Batista de Freitas (Departamento de Turismo), Waldney Costa (Departamento de Ciências da Religião), André Gustavo (Departamento de Ciência da Computação), e Brismark Góes (Departamento de Ciência e Tecnologia) foram recebidos pelo diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, e membros da equipe da Fundação: Jucirema Ferreira (diretora Científica da Fapern), Arthur Nunes (chefe de Gabinete da Fapern), Ana Angélica Rego (coordenadora da Ceap/Fapern) e Regiane Paiva (analista de CT&I).
Para o professor David, a reunião foi muito produtiva. Ele apresentou os cursos atualmente oferecidos pela Uern na zona Norte de Natal e falou sobre as perspectivas de desenvolvimento do Campus com as novas instalações, que breve serão disponibilizadas para uso.
Entre os temas para futuras parcerias foram discutidos o fomento à pesquisa sobre atuação e contribuição da Uern Natal para o desenvolvimento local; estudo técnico sobre evasão, repetência, egressos e empregabilidade dos cursos, bem como projeto de inovação para a Educa, articulado com os departamentos.
“Através de uma pesquisa técnica a ser desenvolvida em parceira com a Fapern, o diagnóstico, por exemplo, dos motivos da evasão em alguns cursos pode apontar formas de combater e minimizar esse problema”, citou o diretor da Uern Natal.
“O encontro de hoje foi uma oportunidade de estreitar as relações entre Uern Natal e Fapern, no sentido de desenvolver novas ações e potencializar as existentes, no que tange à pesquisa e à inovação. A Uern Natal tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social da maior região administrativa da capital potiguar, por isso, desenvolver pesquisa e inovação nessa área constitui ação de extrema importância”, acrescentou a Prof. Irene, que à frente da Escola de Extensão já conhece bem a população e as demandas da zona Norte, onde está sediada a Uern na capital.
Fotos: Tainah Lucena/FAPERN