O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, continua sendo campo de estágio para os estudantes de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). De acordo com a diretora geral do Hospital, Herbenia Ferreira, o Tarcísio Maia nunca deixou de receber os estudantes da Uern para estagiar na unidade.
A afirmação foi feita durante reunião entre a Direção do Hospital, representantes da Reitoria e estudantes do curso de Medicina, articulada pelo Deputado Estadual Bernardo Amorim, que também participou do encontro.
“Soube que estava havendo dificuldade para o hospital receber os estudantes da Uern, e imediatamente procurei a direção do Tarcísio Maia para esclarecer a situação, de forma que não haja prejuízo para a formação desses futuros médicos, que já foram tão prejudicados pela pandemia”, afirmou o deputado.
De acordo com a diretora do Tarcísio Maia, o hospital está seguindo a normativa da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) quanto à presença de estudantes nas dependências do hospital no cenário de pandemia, de forma a assegurar a aprendizagem dos estudantes de medicina e de outras áreas, bem como segurança do paciente. “Não há dificuldade, ao contrário, é importantíssimo a Universidade estar aqui dentro. Compreendemos que a Universidade só tem a nos ajudar, a agregar, mas é preciso se adequar às normativas do hospital.”, afirmou Herbenia.
Os professores Etevaldo Almeida e Jéssica Figueiredo, subchefe de gabinete da Reitoria e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Uern, respectivamente, representaram a Reitora em exercício, Fátima Raquel Morais. Eles reafirmaram a necessidade de diálogo e parceria entre Universidade e Hospital, ambos órgãos da esfera estadual. Durante a reunião, outras possibilidades de parcerias foram apontadas.
“Foi uma reunião bastante produtiva, principalmente pela presença de representantes dos estudantes de Medicina. Alinhamos o campo de atuação de nossos estudantes aqui no Hospital e já vislumbramos campos de estágio em outras áreas, bem como a oferta de capacitações para os servidores do Hospital. Agradecemos à direção do Tarcísio Maia, e ao Deputado Dr. Bernardo pelo empenho em contribuir com a nossa missão, que é formar profissionais comprometidos com a sociedade”, afirmou Jéssica Figueiredo.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital, Sibele Dantas, também participou da reunião e irá, junto com a Uern, elaborar a melhor forma de encaixar os estudantes nesta realidade de pandemia. A expectativa é de que, em meados de Novembro, os estudantes das turmas que irão iniciar o internato estejam nos campos de estágio no Hospital Regional Tarcísio Maia.