Os desafios da formação em serviço foram o tema principal da aula inaugural das novas turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Uern, na noite desta quinta-feira (9).
Realizada de forma virtual e transmitida ao vivo no canal da Uern no YouTube, a aula foi ministrada pela professora Lorena Lins Damasceno, coordenadora-geral de Formação de Docentes da Educação Básica da Capes, e ministrada pela professora Disneylândia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação da Uern Pau dos Ferros.
O Parfor é uma ação da Capes para contribuir com a formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
Durante a solenidade que antecedeu a palestra, o vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, ressaltou a importância do Parfor não apenas para os discentes e a educação básica, mas também para a Universidade.
“O programa ajudou muito a Uern a consolidar áreas de conhecimento que já vínhamos implementando. Esse momento de hoje, e muitos outros que virão, serão imprescindívels pra que a gente continue consolidando a nossa política de formação de professores”, frisou o professor.
Coordenadora-geral do Parfor na Uern, a professora Naligia Bezerra, enalteceu o impacto do programa nos municípios com profissionais contemplados. “Os 96 professores que iniciam agora o curso de Pedagogia pelo Parfor têm a oportunidade de acesso à formação específica na área em que atuam, contribuindo diretamente com a educação do estado e de seus municípios”, salientou.
O professor Agassiel Alves, diretor da Uern Pau dos Ferros, destacou a avaliação positiva e os frutos obtidos a partir da formação das turmas anteriores do programa.
“O trabalho conjunto da Uern com o Estado e secretarias de Educação representou uma ação importante de evolução de ensino, com práticas e diálogos que se refletiram até em ações de extensão”, ilustrou o diretor.
A professora Guianezza Saraiva, vice-diretora da Uern Assú, comentou a alegria de participar da aula inaugural e relembrou a emoção que sentiu, no último semestre, ao presidir a colação de grau da turma concluinte do Parfor.
“Eu já compreendia a importância do programa, mas naquele momento tive também uma experiência muito positiva. Pude ver de forma mais significativa o brilho no olho de cada professor licenciado. Isso é muito gratificante”, recordou.
A solenidade de abertura e aula inaugural da nova turma podem ser acessadas neste link.