O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte( UERN), Pedro Fernandes, foi comunicado pela Deputada Larissa Rosado que a parlamentar destinou recursos no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2013 para a UERN. A emenda autoriza o remanejamento de R$ 550 mil para adequação e modernização da infraestutura da instituição.
A deputada afirma que contemplou a UERN com recursos orçamentários por entender que a Universidade é um local de transformação e qualificação profissional para o mercado de trabalho e, portanto, merece ser valorizada. “ Resolvi destinar essa emenda para a UERN porque a instituição é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, completa a parlamentar.
Para o Reitor Pedro Fernandes, os recursos alocados no OGE são valiosos dentro desse novo projeto de universidade. “A UERN expandiu-se, interiorizou-se, cresceu, foi à Capital, e desempenha o seu papel, ao mesmo tempo que requer mais investimento, servidores e custeio. Os espaços físicos, por exemplo, não comportam a demanda atual”, disse o Reitor, repetindo as observações feitas no discurso de posse.
Segundo Pedro Fernandes, não há como se conceber a UERN de hoje tendo como estrutura física predominante os mesmos espaços que lhe davam suporte nas décadas de 70/80. “Os ambientes construídos desde então para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas estão muito aquém das demandas atuais.” Precisamos de estruturas urgentes para garantir a permanência dos docentes, técnicos e, em especial, dos alunos nos campi universitários”, pontua.
O Reitor disse esperar que tanto os deputados estaduais quanto a bancada federal contemplem a UERN com emendas orçamentárias para 2014.