Departamento de Projetos Especiais divulga oportunidades

A Diretoria de Projetos Especiais da Pró-reitoria de Planejamento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/PROPLAN/UERN) anunciou a abertura de sete editais de projetos.

O primeiro deles diz respeito ao Programa BRAFITEC, relacionado a projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre o Brasil e a França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Maiores informações neste link http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_042_2013_BRAFITEC.pdf .

O outro projeto é o “Ciências do Mar”, que visa estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa no País entre equipes de diferentes instituições de ensino superior – IES, institutos de pesquisa e demais instituições associadas enquadráveis nos termos deste Edital, possibilitando o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu e, de forma complementar, em nível de graduação. Link: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_043_2013_CienciasDoMar-II.pdf .

A terceira indicação é o “Ciências Sem Fronteiras”. Informações neste linh: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_045_2013_SANOFI_CsF.pdf .

Também há o Programa CAPES/Cuba, que tem como objetivo estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e cubanos, vinculados a Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), e promover a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e em Cuba, nas diversas áreas do conhecimento. Maior informações acesso: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_046_2013_MES-CUBA-PROJETOS.pdf .

Outra oportunidade está no “Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais”, cujo objetivo é aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e ingleses, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia em ambos os países por meio da concessão de bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica. Outras informações acesse: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_048_2013_OXFORD.pdf .

Para os docentes, há uma oportunidade de atuar como professor visitante sênior no Reino Unido. Veja o edital aqui: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_049_2013_KingsCollege_CatedraRioBranco.pdf .

E por fim a chamada MCTI/CNPq/CT-BIOTEC Nº 26/2013, cuja finalidade é o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Convênio CNPq/NWO, buscando expandir e fortalecer a base científica de cooperação entre Brasil e Holanda na área de Bioeconomia, contribuindo para aumentar a inovação do parque industrial biotecnológico de modo a garantir condições para a pesquisa e desenvolvimento de projetos e produtos de base biotecnológica. Outras informações no link http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=3261 .