DAIN promove o VII Encontro de Acadêmicos com Necessidades Especiais da UERN

A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN) realizou na manhã de hoje (16), o VII Encontro de Acadêmicos com Necessidades Especiais (EANE). O evento ocorreu no Auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF). O EANE reuniu discentes de diferentes cursos e períodos, além de contar com a participação de egressos que, em roda de conversa, narraram suas experiências de vida escolar e acadêmica abordando sobre os desafios e possibilidades ao longo de sua escolaridade.

Na ocasião o Professor Francisco Hélio da Costa, assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), representando o Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Professora Inessa da Mota Linhares Vasconcelos, afirmou que “o caminho da inlcusão precisa ser construído a partir do espírito de inclusão de cada um dos que fazem a academia, bem como do esforço contínuo de preparação no trabalhar com a inclusão”.

O Pedagogo, Wagner Alves da Silva Queiroz, enfatizou sobre as dificuldades vivenciadas na trajetória acadêmica, ressaltando o êxito alcançado, sobretudo seu empenho nos estudos, somado ao apoio de todos aqueles que se uniram para a eliminação de barreiras e por contar com o trabalho das Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais disponibilizados pela DAIN/UERN.

A Diretora da DAIN, Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, mais uma vez, reforçou a necessidade da participação de todos os discentes na soma de esforços para a inclusão de todos e todas baseado nos fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ela chamou a atenção para os atendimentos conforme as especificidades de seus usuários, disponibilizados pela DAIN com uma equipe de apoio multidisciplinar, através de seus colaboradores/técnicos especializados Assistente social, transcritor de BRAILLE, Ledores, Psicólogo, Pedagogo, Psicopedagogo, Sociólogo e Técnico em Deficiência Física, bem como materiais e Tecnologias Assistivas. “Acredito no crescimento de todos e todas a partir do fomento de espaços de convivência, compartilhamento, partilha e de trocas culturais onde a diversidade sinaliza o aprendizado, a aproximação e a alteridade”, destacou a diretora Ana Lúcia.

Por ocasião do VII EANE foi formada uma comissão composta por discentes com deficiência, com objetivo de pensar, permanentemente, e consolidar ações com vistas à acessibilidade e quebra de barreiras, conjugando iniciativas e buscando parcerias institucionais.