Curso de Direito vai avaliar adoção de sistema de aulas desenvolvido em Harvard

Através de videoconferência, o diretor do Campus de Natal (CaN), Prof. Dr. Chico Dantas; o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Carlos Sérgio, e o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Prof. Dr. Hindemburgo Nogueira, conversaram, nesta sexta-feira(13), com o juiz de Direito brasileiro e pesquisador sênior da Universidade de Harvard, André Gomma, sobre o Resoluto, programa desenvolvido pelo Dr. Gomma, na universidade americana.

Trata-se de um sistema que o Ministério da Justiça pretende levar aos cursos de Direito das universidades públicas brasileiras, que consiste em uma plataforma eletrônica que viabiliza a aplicação de uma metodologia de ensino conhecida como sala de aula invertida, onde há uma dinâmica mais eficiente para o aprendizado dos discentes dos cursos de Direito.

“Funciona mais ou menos assim: o professor disponibiliza conteúdos e os alunos já acessam, de suas residências, tais materiais como forma de fixação de aprendizagem, o que pode acontecer por meio do envio de podcasts, videoaulas, apresentações, textos, entre outros. Os discentes estudam previamente, com um sistema que permite o controle de leitura, e na sala de aula a dinâmica deve favorecer o debate, resolução de casos práticos, simulações, resposta a dúvidas, desenvolvimento de projetos e atividades em grupo”, explicou professor Carlos Sérgio.

A proposta será levada à apreciação do colegiado do curso de Direito. Caso seja aprovada, já poderá ser implantada em 2021.

Também participaram da reunião, a partir do Campus de Natal da UERN, na zona Norte da capital, a instrutora em negociação e mediação da Justiça Consensual Brasileira(CNJ), mediadora de conflitos, delegada do Brasil na Comunidade Internacional de Especialistas em Métodos Alternativos e Justiça Restaurativa (CEMAJUR Internacional) e coordenadora da equipe multidisciplinar do 3° Juizado da Violência Doméstica, Dra. Elanne Karinne de Oliveira Canuto, e os advogados da NPJ/CaN, Raíssa Lorena Macêdo Moura e Felipe de Melo Pinheiro.