A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebe durante dois dias, 25 e 26 de janeiro, a visita técnica do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), formando o grupo de trabalho de ensino médico. A visita técnica é para referendar parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE), que está avaliando a renovação do Curso de Medicina.
O reitor Pedro Fernandes, junto a Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Inessa Linhares e a Pró-Reitora de Recursos Humanos, profa. Dra. Cicília Maia, recepciona a comissão e enaltece o trabalho do Colegiado. O reitor diz que a UERN tem compromisso com uma saúde pública de qualidade. Ele destacou que o projeto pedagógico do Curso de Medicina visa formar médico com senso crítico e técnico para intervir nos serviços de saúde, atendendo as necessidades da sociedade do Estado.
A Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Inessa Linhares, diz que o curso de Medicina está em momento de renovação de reconhecimento e que a comissão foi designada pelo Conselho Estadual de Educação para verificar in loco as condições de oferta do curso. “A proposta pedagógica, a parte de instalações físicas, o trabalho de pesquisa, extensão, pós-graduação, a inserção social do curso na comunidade, todos esses aspectos serão avaliados tanto através de uma documentação, entrevistas e reuniões com professores, técnicos e alunos do curso. Após esse momento essa comissão emite um relatório final, que é apreciado pelo Conselho Estadual e recomenda ou não a renovação de reconhecimento do curso. Para nós da UERN, é um momento bastante tranquilo, pois vem só confirmar o bom trabalho que nos empenhamos a fazer”.
A Faculdade, criada em 2001, passa por várias adequações desde a sua primeira avaliação em 2011. De lá até hoje, a FACS ampliou os atendimentos ambulatoriais, com a doação de um terreno anexo à FACS, pelo Governo do Estado; adaptou a estrutura física para melhor acessibilidade, com rampas nos laboratórios e salas de aula e um elevador; e é pioneira na aprovação do primeiro curso de Doutorado da UERN em Bioquímica e Biologia Molecular.
O ex-secretário de Saúde do Estado, e que está na comissão como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) convidado pelo Conselho Estadual de Educação, Ricardo Lagreca, diz que o curso e o projeto pedagógico é de maior significação para o Estado e para a região Oeste. “O projeto pedagógico é muito bem feito. Atende muito bem os objetivos da UERN em preparar bem os profissionais da saúde, os médicos. A expectativa é a melhor possível para a aprovação do curso, mais uma vez”.