Até a próxima sexta-feira (18), estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da UERN e de outras instituições, técnicos e profissionais da área de economia, contábeis, administração, turismo e gestão ambiental, estarão discutindo “Reformas: Caminhos para a retomada do crescimento e desenvolvimento”, durante o IV Congresso de Economia e Gestão (CONgest).
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (14) com a palestra Prof. Dr. Almir Bittencourt, da Universidade Federal do Ceará, que abordou o tema geral do congresso. Ele parabenizou a UERN e ressaltou sua importância para o desenvolvimento desta região do Estado do Rio Grande do Norte. Em sua palestra, ele falou sobre a importância das discussões sobre as reformas no âmbito da academia. “As reformas são importantes para o país neste momento histórico em que vivemos. Nós precisamos das reformas e as universidades precisam discutir isso porque não podemos ficar à margem da discussão. Precisamos fazer com que as nossas considerações cheguem a quem faz as mudanças”.
As palavras do organizador geral do evento, Prof. Dr. Leovigildo Cavalcante, foram de agradecimento. Ele também destacou o empenho em trazer para Mossoró uma incubadora, que irá albergar as empresas júnior que já existem na UERN e incubar novas empresas.
O Prof. Dr. Zezineto Mendes falou se direcionando especialmente aos estudantes, destacando as possibilidades para a formação continuada. “Estamos avançando e hoje nós vislumbramos a continuidade na sua vida acadêmica com os cursos de pós-graduação aqui mesmo na nossa instituição. Nossa universidade está crescendo junto com o Rio Grande do Norte”.
O presidente do Conselho Regional de Economia, Ricardo Valério Costa Menezes, parabenizou o empenho da instituição para a realização do evento que chega à sua quarta edição, e o desempenho da UERN no Prêmio RN de Economia. “Nesta última edição a UERN venceu a capital e ganhou os cinco primeiros lugares”.
O reitor Pedro Fernandes abordou temas que extrapolam os temas propostos no Congresso, como transporte público, segurança, saneamento, entre outros, que segundo o reitor, desafiam a educação de qualidade na instituição. “Trago temas que extrapolam mas ao mesmo tempo que tem tudo a ver com a formação de vocês”. Ele também falou sobre a evolução na pós-graduação nos últimos 10 anos. “Há dez anos estávamos ameaçados de perder a chancela de Universidade porque não tínhamos cursos de mestrado e doutorado. Hoje temos 22 cursos em 4 municípios do interior do RN”.
Estiveram presentes à abertura do IV CONgest, o presidente do Conselho Regional de Administração e da FAPERN, Júlio Francisco Dantas de Rezende; o presidente do Sindicato dos Economistas do Rio Grande do Norte, Sérgio Aragão Mendes; a vice-presidente da Faculdade de Economia e chefe do Departamento de Economia da UERN, Profª. Ms. Genivalda Cordeiro Costa; a chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Profª. Drª. Maria Betânia Ribeiro Torres; o chefe do Departamento de Administração, Prof. Ms. Demétrius de Oliveira Marques e o chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Prof. Ms. Sérgio Luiz Pedrosa Silva.
Também estiveram presentes o deputado estadual Carlos Augusto Maia e o vereador de Mossoró, Prof. Dr. Francisco Carlos Carvalho de Melo, que também é professor da Faculdade de Economia da UERN. O secretário municipal de planejamento Aldo Fernandes de Souza Neto representou a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, acompanhado do secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lahyre Rosado Neto.
Paralelo ao IV CONgest acontecem a VI Semana do Economista, a I Semana do Contador, a III Semana da FACEM, e o VI Seminário Temático em Meio Ambiente.