A Feira de Livros e Quadrinhos de Natal 2017 (FLIQ) será realizada no Complexo Cultural da UERN, de 05 a 08 de outubro.
A diretora do CCUERN, Irene Van den Berg, disse que recebeu com muita alegria o interesse dos organizadores da Feira em trazer esse, que é um dos maiores eventos literários de Natal, para a zona Norte, através do Complexo.
“A zona Norte é a região da cidade com o maior número de escolas públicas, e a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal é um evento que tem muita identidade com tudo que desenvolvemos no CCUern. Estamos muito felizes com essa parceria e muito animados em integrar efetivamente a programação, com a participação de nossos professores em debates, lançamento de livros e também com a divulgação de nossas atividades durante os quatro dias, quando se espera que mais de 10 mil pessoas passem por aqui”, contou a diretora, apontando a área de convivência do Complexo como o local onde toda estrutura da Feira será montada.
“A mudança para a zona Norte foi amplamente discutida entre a organização do evento, apoiadores e participantes da Feira, recebendo a aprovação de todos. A zona Norte tem mais de 200 mil habitantes, universidades, grandes escolas públicas e privadas, e até hoje nunca recebeu um grande evento literário. A FLIQ vai preencher esse espaço”, justificou o coordenador do evento, Osni Damásio.
Um dos grande impulsionadores da Feira é o cheque livro do Governo do Estado, que permite às escolas comprarem títulos. “Já estivemos com a secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, e o processo de implantação do cheque está se consolidando. A parceria com a Secretaria de Educação e a UERN vai contribuir muito para o crescimento do evento”, acrescentou Damásio.
A programação da FLIQ prevê mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas, entre palestras, debates, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, sessões de autógrafos e apresentações culturais.
Em 2012, a FLiQ foi reconhecida pelo Ministério da Cultura e passou a integrar o Circuito Nacional da Feira de Livros, em uma ação integrante da política do livro, da leitura e das bibliotecas do PNLL/Minc. A FLIQ também já é um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste.