O comitê responsável pelo projeto de estruturação do Parque Científico e Tecnológico do RN se reuniu com o secretário de Gestão de Projetos e Articulação Institucional do Governo do Estado, Fernando Mineiro, para entregar o documento final do projeto, construído por um esforço coletivo que reuniu o poder público, instituições de ensino superior e órgãos da iniciativa privada, representados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte (via FAPERN), UERN, IFRN, UFERSA, UFRN, SEBRAE e FIERN.
O reitor Pedro Fernandes designou o Prof. Dr. Chico Dantas, diretor do Campus de Natal, para representar a UERN no comitê.
“O Parque Científico e Tecnológico do Estado terá a missão de promover o empreendedorismo em todo o RN, através do apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, e também por estratégias de inovação. Por meio do Parque, a parceria governo-academia-empresa será fortalecida de modo a fomentar as vocações econômicas, científicas e tecnológicas do RN”, explica Chico Dantas.
“Quaisquer cooperações que forem desenvolvidas em outras regiões do RN, serão, idealmente, associadas ao Parque do Estado, como células de inovação descentralizadas, de acordo com as vocações de cada região”, completou o professor.
De posse do projeto, o secretário Fernando Mineiro irá retomar o diálogo com o Banco Mundial com objetivo de garantir os recursos necessários para colocar em funcionamento a estrutura destinada a abrigar a célula matriz do Parque.
O Parque Tecnológico do RN será instalado no município de Macaíba, em uma estrutura já erguida, que ocupa uma área construída de 15 mil metros quadrados, originalmente pensada para abrigar a Escola Lygia Maria Rocha Leão, dentro do Campus do Cérebro.