Comissão entrega minuta da resolução que regulamenta o teletrabalho na Uern

A Comissão criada para elaborar a minuta da resolução que regulamenta o trabalho remoto no âmbito da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) entregou nesta segunda-feira (29) o documento final à reitoria Cicília Maia e ao vice-reitor Chico Dantas.

Os membros da comissão realizaram um estudo sobre a viabilidade do teletrabalho na instituição, com base em outros órgãos públicos que já têm esta forma de trabalho regulamentada, em alguns casos, antes mesmo da pandemia do novo coronavírus.

O presidente da Comissão, prof Wogelsanger Oliveira, afirmou que a proposta é exequível na realidade da Uern. “Tivemos recentemente uma avaliação positiva do teletrabalho, que foi imposto pela pandemia de Covid-19. Esperamos que a matéria siga os trâmites normais do conselho diretor e seja implementada o mais rápido possível”.

A estudante Terumi Tatsukawa é representante do Diretório Central dos e das Estudantes na comissão. Ela chamou a atenção para o cenário pós-pandemia, que impacta também em novas possibilidades, como é o trabalho remoto. “Com a pandemia tivemos um avanço tecnológico e não iremos mais voltar p onde estávamos em março de 2020. Com a regulamentação do teletrabalho vai ajudar”.

A técnica-administrativa Kamila Cruz afirmou que a regulamentação do teletrabalho é uma pauta prioritária para a categoria. “Importante a gestão trazer essa discussão. A categoria dos técnicos fica feliz e satisfeita em ver a preocupação do gabinete em trazer essa possibilidade, que já se comprovou, é viável”

A reitora Cicília Maia agradeceu pelo empenho dos membros da comissão em realizar o estudo e elaborar a proposta. Ela lembrou os desafios que se impõem ao teletrabalho, principalmente do ponto de vista tecnológico. A reitora comunicou que a Universidade recebeu a indicação de R$ 1 milhão de reais em emendas federais, dos deputados Natália Bonavides, Walter Alves, Beto Rosado e João Maia direcionados à aquisição de equipamentos para a renovação do parque tecnológico da Uern, o que irá facilitar os mecanismos do teletrabalho. “Enfrentamos muita coisa durante a pandemia, são muitas dores, muitas perdas, mas podemos tirar algumas lições de tudo isso, e o teletrabalho é uma nova possibilidade que a pandemia nos apresentou. Com esse documento, essa modalidade poderá ser regulamentada no âmbito da instituição. Um compromisso que faz parte da nossa política de gestão de pessoas”, afirmou.

Participaram também da entrega a vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos, Lidiane Fernandes; o vice-reitor Chico Dantas e o chefe de gabinete da reitoria, Lauro Gurgel.