Membros da comissão para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 no âmbito da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) realizaram nesta quinta-feira, 30, reunião oficial para traçar os primeiros encaminhamentos. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).
A comissão é presidida pelo professor Jandeson Dantas da Silva, da Unidade de Controle Interno, e composta pelo pró-reitor e pró-reitora adjunta de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), Iata Anderson Fernandes e Elizabeth Veiga, respectivamente; a assessora técnica da Reitoria, Cicília Maia; assessora da PROPLAN, Lady Macbeth Rodrigues; assessora de Avaliação Institucional, Mayra Rodrigues; representante do Fórum de Chefes de Departamentos Acadêmicos, Maísa Clari; representante do Fórum de Diretores, Hubeônia Alencar; e os discentes Amanda Veríssimo e Hélio Victor.
O Plano Plurianual é um planejamento de médio prazo, onde são identificados as prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte dentro do Orçamento Estadual. A comissão, formada por representantes da comunidade acadêmica, tem como objetivo elencar metas e prioridades e construir propostas para compor o PPA.
“A ideia é que seja uma construção coletiva”, ressalta o presidente da comissão, Jandeson Dantas. Para isso, será disponibilizada uma consulta pública onde todos os membros da comunidade acadêmica possam participar do processo de construção do PPA através de sugestões e propostas. As ideias podem ser encaminhadas por meio deste link até o dia 20 de junho.
Também será realizada no dia 13 de junho uma consulta popular, promovida pela comissão central de elaboração do PPA, que envolverá toda a sociedade. O encontro será no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). Para participar o interessado deverá fazer sua inscrição prévia no site da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN).
O processo de construção do PPA pela comissão da UERN será finalizado em 31 de julho. “As metas e direcionamentos apontados por meio desta construção coletiva serão encaminhados à comissão central, que foi instalada junto ao Governo do Estado, para dar prosseguimento ao processo de elaboração do PPA do Estado”, explica o presidente. As propostas deverão ser incluídas pelo Governo do RN ao projeto do PPA.
O projeto do PPA é encaminhado pelo Executivo estadual à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN) até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas só começa a valer no ano seguinte.