A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta sexta-feira, 12, a solenidade de Colação de Grau do Campus Avançado de Pau dos Ferros. A cerimônia remota foi presidida pela profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, reitora em exercício da Uern, e transmitida pelo canal da Uern no YouTube.
Colaram grau os estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Letras (habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) ano 2020.1, do Campus Avançado de Pau dos Ferros; de Turismo, ano 2019.2, do Campus Avançado de Natal; e de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, ano 2013.1, do Campus Universitário Central.
Um dos momentos marcantes foi a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico a dois graduados: Francisco Alisson Fernandes (curso de Letras/Língua Portuguesa) e Maria Elizânia Chaves Valentim (curso de Administração). A reitora destacou: “A luta de cada um é meritória. Gostaria que todos os graduados se sentissem homenageados com esse mérito, principalmente por concluir um curso superior nesse contexto de tanta adversidade”, declarou Fátima Raquel.
Em sua fala, o orador Geovani José da Silva, do curso de Letras, lembrou que o momento de celebração não deveria ser entendido como um fim. “Hoje completa um ciclo de experiência e aprendizagens que nos dão um novo ponto de partida a caminho e lugares que sonhamos e buscamos. É imprescindível agradecer a todos os profissionais que contribuíram para chegarmos a esse momento, especialmente aos professores, amigos e familiares”, afirmou Geovani.
O diretor do Campus de Pau dos Ferros, Agassiel Alves, parabenizou os graduados pela perseverança e a conclusão do ensino superior nesse momento tão difícil. Os professores Mayara Muniz, Miguel Herique e Crígina Cibelle também ressaltaram o empenho dos graduados.
Em seu discurso, a reitora Fátima Raquel lembrou que, na segunda-feira, 15 de março, completa um ano que a Uern suspendeu as atividades presenciais. “Uma das coisas que eu mais amo nas colações presenciais é sentir o clima e a emoção que permeiam esse momento festivo. Falo no presente porque tenho certeza que a gente vai retomar”, declarou com saudosismo a reitora. Ressaltando todas as falas que foram ditas na cerimônia, Fátima Raquel falou sobre o momento adverso, mas também sobre esperança: “Há um ano a gente vive essa pandemia com muito pesar, ainda sem muitas perspectivas. Temos muita esperança que a vacina chegue em massa para todos, para a gente diminuir esse índice alarmante de mortes. Não podemos apenas ver a dor e o medo, temos que tentar ressignificar esse contexto. Não podemos deixar a educação parar, estamos aqui para trabalhar, produzir e transformar. Parabéns por estarem aqui, mesmo com as adversidades, concluindo o curso superior”, concluiu.
A solenidade completa pode ser vista nesse LINK.