O coletivo da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, realizou o “Encontro de Amorização” preparatório à 3ª edição do Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (III FONDIPIS), que acontecerá de 6 a 8 de fevereiro de 2019.
O evento contou com a participação do professor Emerson Merhy e a professora Ermínia Silva e teve como objetivo motivar o coletivo na luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos processos de educação permanente em saúde em parceria com a sociedade, associado à luta pela democracia e pela justiça social.
O encontro contou também com a participação do poeta Antônio Francisco na abertura do evento, levando emoção e afetividade aos presentes. O coletivo preparou uma acolhida calorosa para os professores convidados e estreitou laços para parcerias futuras.
Para o professor Merhy, que tem quase cinco décadas de experiência e militância na área da saúde coletiva, a desigualdade social é um dos grandes nós críticos do País e impacta decisivamente a produção de cuidado em saúde. Ressaltou ainda, a necessidade de que as profissões da saúde se envolvam na luta contra as desigualdades sociais e a não serem mantenedores delas. A professora Ermínia contou um pouco de sua trajetória e da articulação entre a arte e a saúde e da centralidade que o usuário deve ter neste processo.
O professor considera o SUS uma aposta brasileira muito original para a assistência da saúde no Brasil. “O SUS é o único sistema de cuidado no País que tem de fato o tema proteção na promoção de encarar todas as vidas como fundamentais”, declarou Merhy, ressaltando que os demais setores, como o privado, não trabalham com essa perspectiva. “Aí prevalece o cuidado individual, o interesse comercial”, afirmou. Segundo o Dr. Merhy, o SUS é fundamental para entender o cuidado de forma integral com a promoção e a proteção da vida na coletividade.
A servidora da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), tutora e membro do Núcleo Docente-Assistencial Estruturante da Residência e coordenadora do III FONDIPIS, Lorrainy da Cruz Solano, enalteceu a participação dos convidados para o fortalecimento do evento: “Foram momentos de partilha de vivências, sentimentos, emoções e memórias que fortalecem o coletivo das residências em saúde da UERN/PMM no propósito de organização do evento em prol da defesa da vida e do SUS”, finalizou.
As inscrições para o III FONDIPIS continuam abertas no site: http://fondipis.wixsite.com/fondipis/inscricoes