Colação de grau do Curso de Medicina inicia ciclo de solenidades da Uern

Se o passo final da graduação, com o recebimento do diploma e a formalização da conclusão do curso, já representaria por si só um motivo de felicidade, os relatos emocionados e a alegria incontida de professores, alunos e familiares tornaram ainda mais marcante a cerimônia de colação de grau do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Uern, realizada na manhã desta segunda-feira (11) no Hotel VillaOeste, em Mossoró.

A solenidade, que marcou a abertura do ciclo de colações de grau do semestre letivo de 2021.2, teve início com o discurso da oradora representante dos discentes, Luana Costa, que relembrou instantes importantes da trajetória dos alunos.

Para muitos dos formandos, comentou Luana, a trajetória no curso nasceu de uma “ideia tímida”, alimentada pelo esforço e dedicação dos estudantes e seus familiares. “Nossa trajetória começou muito antes do início do curso. Muitos de nós atravessaram o país, ficaram longe da família. E estar longe de quem a gente ama nunca é uma escolha fácil, por mais gigantes que sejam os sonhos e mais bravos que sejam os sonhadores. Por isso mesmo, todas as decisões que tomamos até aqui foram cheias da responsabilidade de fazer jus ao tamanho desse sonho”, destacou a oradora.

O sentimento de responsabilidade que permeou as decisões dos estudantes ao longo do curso, complementou a concluinte, permanecerá como norteador da postura profissional dos médicos graduados nesta segunda-feira.

“Estamos desde o início trilhando responsabilidades. E é assim que continuaremos, trilhando caminhos que agora se divergem, mas, como colegas de profissão, sempre convergindo em essência”, salientou a graduanda, finalizando seu discurso com “um viva” às ideias tímidas e àqueles que contribuíram para sua concretização.

Paraninfo da turma concluinte, o professor Fabiano Maximino rememorou a própria experiência durante sua colação de grau e as sensações vivenciadas nesse momento, até hoje vivas em sua memória.

O docente apontou os desafios que deverão surgir na carreira profissional dos recém-graduados, os quais, ressaltou, serão numerosos, mas recompensadores. “Nossa missão é rigorosa e exige demais. Portanto, sejam competentes. Levem na bagagem a coragem, a audácia e a determinação. Sejam sempre os melhores que puderem ser, e os frutos que vocês receberão serão incontáveis e gratificantes”, frisou.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, que presidiu a solenidade, corroborou a necessidade de uma conduta ética e responsável por parte dos novos profissionais e destacou que cada um leve consigo, ao longo de sua trajetória, o nome da Uern.

“Sejam cada vez mais comprometidos e busquem construir uma sociedade mais justa e mais igualitária, que é o que nós da Uern temos sempre buscado também”, pontuou.