CENTRO CULTURAL RETOMA APRESENTAÇÕES DO OUTRAS FALAS

O Centro de Estudos e Programação Cultural (CEPC), órgão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN), sequencia o Projeto Outras Falas com os espetáculos “Aladim” e  “Nua na Igreja”, do grupo Arretado Produções Artísticas. A primeira é uma peça infantil que será apresentada sábado e domingo, às 17h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado

O enredo é envolvente e conta a história de Agrabah, uma cidade de mistérios e encantamentos, onde mora o garoto Aladim. Aladim está sempre metido em confusões, fugindo dos guardas e todos. Em um desses momentos conhece a princesa Jasmim e se apaixonam. Ao perceber a aproximação dos dois, Jafar o Grão-vizir vê seus planos desmoronando, ou seja, num futuro próximo casar-se com a princesa e ter todos e tudo aos seus pés.

Aladim ao encontrar a lâmpada mágica, com a ajuda de um Gênio, muda todos os planos do temível Jafar. Embarque nesta viagem a bordo de um tapete, tenha momentos prazerosos em um mundo de sonhos e fantasias das Mil e uma Noites , com o clássico conto Chinês, "Aladim", adaptado e dirigido por Nelson Alexandre. O elenco é formado por  Girleno Souza, Juliana Costa, Larissa Cartaxo, Marcio Bacellar, Paulo Henrique Riquelme e Rafael Paiva. Técnica: Anderson Soares, Edivania Santos, Fabiano Diniz, Geostenys Melo, Nelson Alexandre.

O segundo espetáculo, “Nua na Igreja”, tem censura de 16 anos, e será apresentado sábado e domingo, também no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 21h e 20h, respectivamente. A peça mostra o conflito entre religiões, no qual um vigário resolve proibir um praticante de ritual umbandista a comercializar seus produtos na festa da padroeira, não sabendo ele, que o praticante, tem em mãos a autorização da prefeitura, o padre, mesmo assim, resolve convencer a polícia a desarmar a barraca passando por cima da autoridade política daquele lugar.

Revoltada com a ação do padre, a esposa do umbandista resolve desfilar nua em plena procissão de Nossa Senhora do Rosário. Texto: Tarcísio Pereira. Direção: Nelson Alexandre. Elenco: Amara Alcântara, David Muniz, Girleno Souza, Goretti Santos, Marcio Bacellar, Marilene Santana, Roberto Xavier e Thyago Rodrigues. Técnica: Anderson Soares, Edivania Santos, Fabiano Diniz, Geostenys Melo e Nelson Alexandre.

O grupo –  O Arretado Produções Artísticas começou suas atividades com espetáculos de cunho educativo. Em 2000, a peça “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, que mostra o uso racional da água. Em 2001, “Peça a nota”. Em 2003, “Roubalindo x Benfeitino” conta a história de dois prefeitos. Já o gênero infantil surgiu em 2004, com os musicais “Fuzuê no Galinheiro”, que é um conto de páscoa e mostra toda a indignação das galinhas ao verem um coelho no jornal fazendo propaganda de ovos de páscoa, e o clássico A Bela e a Fera, que permaneceu durante três meses  consecutivos em temporada no Theatro Santa Roza (João Pessoa), e retrata a relação de descoberta do Belo, que há dentro de cada um de nós, embora  sejamos uma Fera horripilante com tabus e preconceitos. Em junho de 2006, fez audição para escolha de elenco dos seguintes espetáculos infantis: João e Maria, A Batalha da Vírgula contra o Ponto Final e Aladim; e o espetáculo adulto Nua na Igreja.

Agecom/UERN
Edilson Damasceno – 3315 2115
Centro Cultural– 3315-2126
Jocelito Barbosa