Docentes e discentes do curso de Direito e História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) produziram uma cartilha para os moradores das comunidades Quilombolas do RN. O documento conta com orientações sobre políticas públicas dirigidas à assistência e combate à Covid-19 destinadas à população quilombola.
A iniciativa faz parte de uma das ações do projeto de extensão “Direito e História: formação política na comunidade quilombola do Arrojado (Portalegre/RN)”. A ação tem o intuito de colaborar com a organização política de comunidades negras rurais remanescentes de quilombos.
A cartilha consta com informações sobre a situação da COVID 19 nas comunidades quilombolas, as ações do Governo Federal, orientações sobre plano de enfrentamento à pandemia e cuidados preventivos à contaminação do coronavírus.
Como extensão Universitária, o projeto está em constante busca de dados e esclarecimentos para as comunidades, a fim de possibilitar um retorno social. De acordo com a professora Me. Rosimeiry Florêncio, o acesso à informação é um instrumento fundamental para o exercício da cidadania, por isso a importância da elaboração da cartilha.
O material da cartilha pode ser acessado aqui.