CARTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

Profa. Fátima Raquel Rosado Morais
Reitora da Uern em exercício

Em cinquenta e dois anos, a história da Uern é marcada por muitos períodos desafiadores. Nascida no interior do estado, foi pela coragem, dedicação e resiliência que a Uern chegou até aqui, como instituição de ensino promotora da educação pública, gratuita e de qualidade. Há exatamente um ano, em 15 de março de 2020, nos deparamos com mais um destes momentos. Com a confirmação da primeira morte no Brasil, causada pela Covid-19, e do primeiro paciente com a doença no Rio Grande do Norte, em Natal, instituímos um comitê interno especializado – Comitê Covid-19/UERN – e, como primeira medida administrativa, suspendemos as atividades presenciais, orientando as unidades acadêmicas a utilizarem sistemas online para a conclusão do semestre 2019.2 e as unidades administrativas a adotarem o trabalho remoto.

Ali, já estávamos cientes de que o distanciamento social era medida urgente a ser adotada para evitar a disseminação do vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus, que desafiava o mundo. Vista como precipitada por alguns setores, a decisão da Uern se mostrou muito acertada. Dias depois, instituições e entidades começaram também a suspender seus trabalhos presenciais ante o avanço do vírus.

O fim do semestre coincidiu com uma triste notícia, que dói até hoje em nós. No dia 28 de março, a Uern viu partir, vítima da Covid-19, um de seus pesquisadores mais profícuos. A morte do professor Luiz Di Souza, do Departamento de Química, do Campus Central, em Mossoró, foi o primeiro óbito registrado no estado, causado pela nova doença.

Num cenário novo e desafiador, nos unimos, enquanto comunidade universitária, para encontrar os caminhos que fizessem a Uern manter seus serviços essenciais e evitar prejuízos no atendimento ao público. De pronto, mantivemos ativas todas as bolsas e auxílios financeiros estudantis, e iniciamos a discussão com a comunidade sobre os ajustes no calendário acadêmico e os formatos possíveis para retomada das aulas nos cursos de graduação. Fruto de diálogos e intensas discussões, o novo calendário acadêmico foi aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), instituindo o ensino remoto para realização de aulas e demais atividades.

Não tem sido fácil. Se temos conseguido manter as atividades da instituição durante um período pandêmico que a cada dia assusta mais, é porque a coragem, dedicação e resiliência do passado histórico da Uern permanecem vivos em seus estudantes e servidores.

Como administração central, viabilizamos a oferta de 1.440 auxílios inclusão digital, no valor de R$ 1 mil/cada, como apoio a alunos que necessitavam de equipamentos e acesso à internet para acompanhamento das atividades durante o ensino remoto. Um investimento superior a R$ 1,4 milhão, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOPE); temos outro processo seletivo em curso para o semestre 2020.2 com a oferta de mais 500 auxílios. Temos conseguido manter o pagamento das bolsas e auxílios estudantis em dia, com a liberação antecipada até o dia 15 de cada mês.

Para assistência de nossos servidores e estudantes, ampliamos a oferta de atendimento psicossocial, por meio das pró-reitorias de Assuntos Estudantis (PRAE) e Gestão de Pessoas (PROGEP), mantendo um processo de escuta e avaliação para aprimoramento dos serviços. Para apoio aos professores e servidores técnicos, ampliamos a oferta de cursos de capacitação e qualificação, atendendo à nossa comunidade e à comunidade externa.

Somente nas atividades de extensão realizadas no ano passado, mais de 150 mil pessoas tiveram acesso e participaram das produções da universidade. Na linha de frente do combate à pandemia, atuando em hospitais e unidades de saúde, nossos estudantes e professores se juntaram à força tarefa liderada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), com atendimento aos pacientes, ações educativas e de orientação sobre a doença, e capacitação de profissionais. Nos municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, onde a Uern possui os cursos de Medicina (Mossoró), Enfermagem (Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros) e Odontologia (Caicó), temos sido parceiros estratégicos do Governo do Estado e das prefeituras na luta contra a pandemia. Na liderança das estratégias de saúde pública, temos uma professora do curso de Enfermagem, da Uern Caicó, como secretária-adjunta estadual de saúde pública. A presença da professora Maura Sobreira neste momento tem sido fundamental para articulação entre o estado e as universidades, além de um orgulho para a comunidade uerniana. Em todos os campi da instituição, ações como produção de sabão líquido, confecção de máscaras, arrecadação de alimentos e produção de cartilhas e manuais educativos têm sido realizadas, com os produtos entregues à comunidade.

Fomos a segunda universidade do país a antecipar a colação de grau de estudantes da área da saúde para que eles pudessem se integrar à linha de frente do combate à pandemia. Dessa experiência, adaptamos as colações de grau para o formato virtual, e temos entregue à sociedade novos profissionais, sem prejuízo de suas formações.

No momento em que atingimos a marca de quase 4 mil mortes pela Covid-19 no Rio Grande do Norte e vemos o crescimento no número de contaminados pelo novo coronavírus, é hora de reafirmar nosso compromisso com a saúde pública e cobrar rapidez na vacinação de todos. Ao mesmo tempo, o atendimento às determinações sanitárias é imprescindível. A normalidade dos nossos dias só será retomada com a imunização total. Sem isso, qualquer ação será paliativa.

Ao reafirmarmos nosso compromisso com a sociedade potiguar, agradecemos a todas as pessoas que têm unido forças pela manutenção das atividades institucionais e da prestação de serviço à comunidade. Aos nossos estudantes e servidores, obrigada pela confiança e compreensão. Numa pandemia como a que estamos vivendo, nem sempre as medidas necessárias são as mais confortáveis. Mas todo e qualquer esforço do presente vislumbra algo maior: a preservação de vidas. No diálogo franco, honesto e comprometido, vamos superar os obstáculos e seguiremos firmes. Tenham certeza que, em cada setor desta universidade há profissionais zelosos e sérios trabalhando diariamente pelo fortalecimento desta instituição e do ensino público e de qualidade que ele oferece. Cuidemos uns dos outros, cientes de que o amanhã é também nossa responsabilidade.