Uma parceria entre a UERN, FUNCITERN e SESAP está ofertando aos profissionais de Saúde uma Capacitação em Assistência ao Pré-Natal com ênfase no acolhimento e classificação de risco.
O curso é ofertado através de convênio com o RN Sustentável e atenderá 1500 servidores até o final de 2016.
A professora Fátima Raquel, Pró-Reitora de Planejamento, explica que essa iniciativa tem como foco as cidades do interior do Rio Grande do Norte. “Até dezembro deste ano serão capacitadas 300 pessoas, o restante será em 2016”, explica Fátima Raquel.
A primeira turma foi capacitada nos dias 8 e 9 de outubro, a segunda nos dias 13 e 14 de outubro, e a terceira nos dias 22 e 23 de outubro. Mais três turmas serão atendidas neste ano. “O objetivo é diminuir o número de óbitos e intercorrências no atendimento materno e infantil, além da humanização do serviço”, acrescenta Fátima Raquel.
A enfermeira Ana Cláudia, que atua em Grossos, foi uma das profissionais da terceira turma. “Foi proveitoso e ajudou a tirar várias dúvidas sobre situações que a gente enfrenta no atendimento”, afirmou Ana Cláudia.
A professora que ministrou a capacitação, Lucineire Lopes, destaca que os municípios estão se organizando bem, entretanto, ainda há o costume de trazer gestantes para Mossoró, mesmo quando o risco é baixo. “Há cidades pequenas que não registram mais nascimentos. Também identificamos que o enfermeiro fica muito responsável pela atenção ao pré-natal, essa responsabilidade precisa ser compartilhada”, concluiu Lucineire Lopes.