O Campus Avançado de Caicó (CAC/UERN) comemora nesta quarta-feira, 19 de outubro, seus 10 anos de criação. Para celebrar a data, a direção do Campus promoveu uma programação especial que contou com homenagens, palestra e mesa-redonda.
A programação foi aberta por volta das 9h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, com uma mesa-redonda que abordou a temática “Implantação do Campus Caicó/UERN e sua contribuição no processo de interiorização do ensino superior na região do Seridó”. A mesa foi presidida pelo diretor do Campus Caicó, professor Álvaro Lima.
O Vice-Reitor Aldo Gondim presidiu a solenidade de abertura e destacou a importância do Campus Caicó no contexto da interiorização do Ensino Superior no Rio Grande do Norte.
Entre as autoridades presentes, a vice-prefeita de Natal e ex-governadora do Estado, Wilma de Faria; o prefeito de Caicó, Roberto Germano, e o professor aposentado João Batista Xavier, primeiro Diretor do Campus de Caicó.
Wilma de Faria, que era governadora na gestão que criou o Campus Caicó, agradeceu a homenagem: “Eu não poderia deixar de vir. Estou muito honrada com a homenagem que recebo, pois eu também faço parte dessa história”, declarou Wilma.
Um dos momentos mais aplaudido foi após a fala de Ana Brito, viúva do ex-secretário de Educação Ruy Pereira (in memoriam) – um dos homenageados. “Em nome de toda a família, agradeço essa homenagem da UERN a Ruy. Ensinar as pessoas a pensar é fundamental”, afirmou Ana Brito.
A diretora da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz no período de 2006 a 2010, Lúcia Azevedo, relembrou o período em que os cursos do Campus funcionaram nas instalações da escola. O prefeito Roberto Germano também agradeceu a homenagem e enalteceu a presença da UERN em Caicó.
O resgate à história do Campus Caicó pontuou os discursos de todos os homenageados. Encerrando a programação na parte da manhã, o professor aposentado João Batista Xavier relembrou todos os passos dessa conquista e abordou fatos que marcam a história da UERN em seus 48 anos de existência. “Nossa atual bandeira de luta é a autonomia financeira da UERN”, afirmou João Batista.
A programação seguiu no período da tarde com uma palestra ministrada pelo professor Ailton Siqueira, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
UMA DÉCADA – Campus mais novo da UERN, o CAC já formou 330 alunos, contribuindo, dessa forma para fixação de profissionais em Caicó, sobretudo da área da Saúde – Enfermagem e Odontologia.
As clínicas odontológicas do Campus realizaram, no decorrer de seis anos, mais de 1.800 atendimentos, representando um benefício direto para a população.
Apesar dos desafios e da crise financeira, o Campus Caicó tem se sobressaído em vários espaços – internos e externos – pela competência de seus alunos, técnicos e docentes. Uma prova é a avaliação do curso de Odontologia via ENADE, que o coloca como o 4º melhor Curso de Odontologia do país.
Neste ano de 2016, o Campus Caicó conquistou seu primeiro curso de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, o que oportuniza a formação continuada.