CAMEAM PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros, promove nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2010, o “Colóquio sobre gênero e Ensino. Negro: símbolo, imagens e linguagens”. O evento é pensado em sua consolidação por ocasião do aniversário de Zumbi, líder negro brasileiro e por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro.

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Geografia da UERN/CAMEAM, no horário de 9h às 11h e 19h às 22h. De acordo com os organizadores, o objetivo é travar diálogos entre diversos setores da sociedade, mas, principalmente, os vinculados à Educação e à Cultura, congregando poesia, dança, capoeira, cinema e visita à comunidade quilombola.

Os organizadores destacam que “verifica-se a necessidade de se discutir questões Étnico-Raciais e as políticas de ações afirmativas”. Dentre os objetivos dessas políticas, pretende-se reverter os efeitos perversos de séculos de preconceito (crença), discriminação (prática) e racismo no Brasil.

A Unesco considera 2010 o ano Internacional para a aproximação das culturas, com o fim de promover conhecimento mútuo sobre a diversidade cultural, étnica, linguística e religiosa em âmbito regional, nacional e internacional, em defesa da paz. As ações são embasadas por quatro eixos estratégicos: promoção do conhecimento sobre a diversidade; elaboração de um conjunto de valores comuns; consolidação de uma educação de qualidade e das competências interculturais e incentivo ao diálogo sobre o desenvolvimento sustentável.

Essas diretrizes vão ao encontro da Lei 10.639/03 – MEC, sancionada em março de 2003 pelo Governo Federal que estabelece, ainda, as Diretrizes Curriculares para a implementação da lei. Com isso, institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino.

Mais informações:
Fone: 3351-2560
www.generoeensino.blogspot.com
E-mail: iicolnegro@hotmail.com