CAMEAM ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSOR

O Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, abriu Processo Seletivo Simplificado para a contratação de dois professores, em caráter provisório, para as disciplinas Didática, Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino B[ásico e Filosofia da Educação, e Sociologia Geral e Fundamentos de Psicologia. Os candidatos aprovados trabalharão um regime de 40 horas/semana e começarão a atuar no semestre letivo 2010.2.

As inscrições podem ser feitas no período de 31 de agosto a 3 de setembro no Departamento de Educação do Cameam, situado à BR 405, KM 153, Bairro Arizona, Pau dos Ferros-RN, no horários das 08h às 12h e das 14h às 17h.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Cópia da Cédula de Identidade; Requerimento de Inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Presidente da Comissão Examinadora; Declaração de que tem conhecimento e aceita as normas estabelecidas neste comunicado; Certificado de Especialista e Curriculum Vitae, acompanhado de cópia da documentação comprobatória dos títulos.

Os documentos apresentados ficarão em poder do Departamento de Educação, podendo o candidato não-classificado, solicitá-los após 72 (setenta e duas horas) da divulgação do resultado final da seleção.

A seleção será realizada em 02 (duas) etapas: prova didática (eliminatória) e prova de títulos (classificatória). A prova didática consistirá em aula teórica sobre o tema único para todos os(as) candidatos(as) e terá duração de 40 (trinta) minutos. A critério da Comissão Examinadora, após o término da aula, o(a) candidato(a) terá até 15 (dez) minutos para responder às arguições.

O candidato deverá entregar a cada examinador(a), antes do início da prova didática, 03 (três) cópias do seu plano de aula. Os critérios avaliativos da prova didática abordarão aspectos sobre o domínio de conteúdo, a metodologia utilizada, distribuição da apresentação no tempo previsto, capacidade de comunicação e fluência verbal e o plano de aula apresentado, sendo classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). A convocação obedecerá a ordem de classificação.

A chamada para a realização da prova didática, assim como o tema obedecerá à ordem do sorteio, na presença obrigatória dos candidatos. Os candidatos ausentes estarão automaticamente eliminados.

 

Os temas para a prova didática estão descritos no quadro abaixo:

 

Nº

TEMAS/ÁREAS

1

Saberes necessários à prática docente na contemporaneidade (Fundamentos e Especialização/Fundamentos).

2

Ensinar e aprender na Educação Básica (Especialização/Fundamentos.).

3

A dimensão social do ato educativo (Fundamentos.

4.

Tendências atuais da Psicologia da Educação e sua aplicabilidade a espaços escolares e não-escolares. (Fundamentos).

5.

As mudanças na legislação da Educação básica – Avanços e recuos (Especialização/Fundamentos.)..

Bibliografia Básica Sugerida

CARPIGIANI Berenice. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2000.
BREZEZINSKI, I. (Org.) LDB Dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares.2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A.(Org.) Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:

NOVOA, Antonio (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SACRISTÀN, J. G.; PÉREZ GOMES, A.I. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa, 4. ed., Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2000.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. LAHAYE, Louise. Professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. 2001.

TOMASI, L.;WARDE, M.J.;HADDAD, S. (Org.) O banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.

WEISZ, T. (Org.). O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

A prova de títulos constará da apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e serão pontuados, pela Comissão Examinadora segundo o quadro abaixo:

Item de Avaliação

Pontuação

Pontuação Máxima

Formação Acadêmica

Curso de Especialização em Educação e/ou áreas afins

1,0 ponto/curso

 

3,5 pontos

Curso de Atualização na área de Educação com Carga horária mínima de 30 horas

0,5 ponto/curso

Produção Acadêmica e Participação em Eventos

Participação em eventos: congressos, seminários e congêneres, na área de Educação

0,5 ponto/evento

 

3,0 pontos

Artigo publicado em periódico ou em evento técnico-científico em Educação

0,5 ponto/obra

Resumo publicado em evento científico em Educação

0,5 ponto/obra

Experiência Profissional

Experiência profissional comprovada como professor do Ensino Superior

1,0 ponto/semestre

3,5 pontos

Total

10,0 pontos

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