Calouros e veteranos ansiosos com a volta às aulas na Uern

A volta às aulas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a partir de amanhã, 31, para o semestre 2022.2 desperta sentimentos distintos em Celso, Emerson e Alan. Os dois primeiros são “calouros”, enquanto o terceiro, ingressante do último período do seu curso, inicia contagem regressiva para encerrar um ciclo na Instituição.

Cerca de 7.600 estudantes retornam às salas de aula nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Desse total, aproximadamente 530 são novatos(as).

Emerson Jácome está ansioso para começar Rádio, TV e Internet, opção escolhida pelo gosto que o ex-aluno do Centro de Educação Integrada Professor Elizeu Viana (Ceipev), em Mossoró, tem pelo audiovisual.

Emerson Jácome está ansioso para começar Rádio, TV e Internet

“Minha expectativa está grande por ser minha primeira graduação, minha primeira experiência em uma universidade. E escolhi uma pública porque acredito na capacidade das escolas e universidades públicas para a preparação dos jovens e desenvolvimento dos mesmos para as respectivas áreas escolhidas por eles”, defendeu.

Celso Cabral de Menezes Neto concluiu o curso de Mecânica no IFRN e cursou 02 anos de Ecologia na Ufersa antes de optar por estudar na Uern e ingressar no curso que sempre quis.

“Com muita alegria e desejo cursarei Educação Física. Decidi optar por essa graduação por ter grande paixão e afinidade por atividades físicas e com isso desenvolver minha carreira profissional. Espero conhecer, desenvolver e aprender mais e mais com as oportunidades que a Instituição possa me proporcionar e crescer profissionalmente”, destacou.

Enquanto uns chegam, Alan Canton já se prepara para sair. A expectativa para o último período de Ciências Biológicas (licenciatura) está muito alta.

Alan Canton entrará no último período de Ciências Biológicas

“Desde 2019 que eu estou no curso. Teve o período com aulas remotas que foi bem puxado, deu uma desmotivada, mas agora no final, com a volta do presencial, deu uma animada. Estou bem animado também para o que me espera além da graduação. Minha formação foi muito boa e já estou me preparando para os próximos passos na minha vida”, conta, acrescentando ainda que já está prestando concursos públicos na área e pensa em fazer mestrado para dar continuidade à carreira acadêmica.

Assistência

Os novatos e veteranos encontram na Uern vários serviços que visam tornar mais tranquila a jornada acadêmica dos seus milhares de estudantes.

Os programas e auxílios de assistência estudantil conduzidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) incluem o Programa de Moradia Universitária (modalidades Residência Universitária e Auxílio Financeiro), o Programa de Apoio ao Estudante (PAE), o Auxílio Inclusão Digital, o Programa Auxílio-Creche, o Auxílio à participação de estudantes em atividades acadêmicas, científicas e culturais e o atendimento psicossocial por meio de equipe multiprofissional.

Celso Cabral vai ingressar em Educação Física, curso que sempre desejou

Pessoas com deficiência, sejam estudantes, professores ou técnicos administrativos, contam com o apoio da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), criada em 2008, com o objetivo de atender, acompanhar e apoiar essas pessoas com base na Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com vistas à garantia dos direitos do espaço de ensino, pesquisa e extensão que consolidem ações e práticas voltadas às diferenças, à inclusão educacional, social e inserção no mercado de trabalho.

Para estudar no próprio campus ou retirar livros e outros materiais para estudar em casa, os discentes podem contar com o Sistema Integrado de Bibliotecas Reitor Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, que conta, em todos os campus, com amplo acervo físico, ambientes para estudo e acesso à internet, biblioteca on-line, aplicativo, entre outros serviços.