ARTIGO DE PROFESSORES DA UERN É TRANSFORMADO EM CAPÍTULO DE LIVRO PELA UFPB

O artigo intitulado "Corpo, Mãos, Gestos que Comunicam: A Experiência de Professores com Alunos Surdos", apresentado no III Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, em setembro de 2008, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi selecionado para publicação, sob forma de capítulo de livro, no primeiro semestre de 2009, pela editora da Universidade Federal da Paraíba (UEPB).

O artigo foi apresentado no referido evento pelos docentes Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro e Jean Mac Cole Tavares Santos, do Departamento de Educação (DE) da Faculdade de Educação (FE) e pela professora Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, também do DE e chefe do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) da UERN.

SOBRE O DAIN – O DAIN, órgão assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG-UERN) tem como objetivo promover a inclusão educacional de pessoas com necessidades especiais, construindo soluções e serviços para ampliar o exercício da cidadania.

O DAIN investe, também, na descoberta de novas tecnologias e padrões que permitam a acessibilidade, o planejamento e a adaptação de espaços de uso comum de professores, estudantes e funcionários da instituição; mediações pedagógicas e estratégias de acessibilidade de comunicação para pessoas com deficiência.

Um exemplo da atuação do Departamento nesta área é o trabalho de assessoria às Pró-Reitorias da UERN e o apoio oferecido aos acadêmicos com necessidades especiais, que chega hoje, ao número de 48 estudantes.

O DAIN está ocupando um novo espaço no Campus Central da UERN, passando a funcionar no bloco da PROEG com maior comodidade para o atendimento dos usuários com necessidades especiais, sala de recursos que possibilitarão a otimização do trabalho desenvolvido por aquele órgão.