Alunos novatos de Filosofia do Campus de Caicó são recepcionados por equipe da UERN

Nesta segunda-feira, 30, foi a vez do Campus de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CaC/UERN) receber o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) que foi voltado para os alunos do curso de Filosofia.

Coube ao vice-reitor, Aldo Gondim, fazer as apresentações da Universidade aos novos alunos. “Por que vocês escolheram a UERN para estudar? Porque fica na cidade de vocês. Oferecemos 1.300 vagas no SiSU e quase mil no PSV. Vocês sabem quantas inscrições a UERN teve? 53.834 inscrições. Vejam quantos concorrentes por uma vaga”, declarou.

Ele lembrou que a UERN tem a cara do povo potiguar por não permitir que nenhuma região do Estado fique sem o ensino superior. “A UERN tem essa dimensão porque é uma universidade do interior. Identificamos-nos com cada um de vocês”, acrescentou.

O vice-reitor informou que a licitação da reforma da Escola Estadual Joaquim Apolinar, que foi cedida para ser a sede do CaC será disponibilizada a partir do segundo semestre de 2015. “A estrutura será adequada para receber todos os cursos”, frisou.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lidyane Samara, desejou que os alunos se dediquem aos cursos e explicou como funciona o órgão que ela dirige. “Espero que vocês façam dessa universidade a casa de vocês e permaneçam aqui. O DCE é o órgão maior dos estudantes e, quem quiser participar do movimento estudantil, saiba que estamos de portas abertas”, disse. Ela ainda pediu apoio dos alunos para o Congresso dos Estudantes da UERN que será realizado em maio.

O diretor de assistência estudantil, Adalberto Veronese, falou do Programa de Apoio ao Estudante (PAE) no valor de R$ 300 e o Auxílio Alimentação no valor de R$ 40. “Estamos com as inscrições abertas até amanhã (no caso hoje, 31 de março)”, frisou. Ele disse ainda que os estudantes poderão fazer estágios não obrigatórios quando concluírem 20% das disciplinas e anunciou os jogos universitários.

O professor Francisco Hélio da Costa, diretor de cursos de graduação, apresentou o funcionamento da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). “A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação cuida de vocês desde o acesso até a conclusão. Cuidamos dos estágios, da documentação, das matrículas e estamos à disposição de todos os professores e também dos alunos”, declarou. O professor Hélio falou da necessidade dos alunos ficarem atentos ao calendário de atividades da UERN. “Vocês precisam estar atentos aos prazos do calendário universitário e aos editais porque tudo tem prazos”, explicou.

O técnico administrativo Alexandre Bastos Ferreira, coordenador de assistência às bibliotecas setoriais de núcleos avançados, falou a respeito do funcionamento do setor em que ele atua. “O nosso sistema de biblioteca funciona em cinco campi e mais nas faculdades de Medicina e Enfermagem e também nos núcleos. Para ser usuário da biblioteca basta se dirigir a uma unidade levando o certificado de vínculo ou comprovante de matrícula”, declarou.

O diretor do Conservatório de Música D’Alva Estella Nogueira Freire, Hallyson Dantas Pereira, apresentou o serviço de extensão oferecido pela UERN. “Os cursos oferecidos são dos mais variados instrumentos. Caicó é um pouco distante de Mossoró, mas atendemos alunos de vários municípios e até do Ceará e da Paraíba”, acrescentou.

O diretor de assuntos internacionais, professor Marcelo Melo, que destacou a realização de convênios entre a UERN e universidades do exterior para intercâmbios. “Temos algumas universidades na Espanha, Portugal, na parte francesa do Canadá e em Cuba. Temos também o programa Ciências sem Fronteiras, uma iniciativa do Governo Federal. Esse projeto contempla mais os alunos das áreas tecnológicas, mas vai ter um programa novo que vai atender as outras áreas”, avisou.

A diretora de apoio à inclusão, professora Ana Lúcia Aguiar, lembrou que o aumento dos alunos com necessidades educacionais especiais é decorrente da cota de 5%. “Falar na DAIN é lembrar de inclusão, de acessibilidade e quebra de barreiras. Trabalhamos em três turnos e com uma equipe multiprofissional com 15 servidores. A demanda está aumentando. Temos 79 alunos com necessidades educacionais especiais e agora estamos recebendo mais 40”, relatou.

O Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida, destacou a importância da Diretoria de Educação, Cultura e Arte (DECA). “Nós temos o Conservatório de Música, os grupos de teatro e dança. Vocês que estão entrando podem demandar as nossas ações de cultura na Pró-Reitoria de Extensão”, avisou.

Os alunos demonstraram interesse em formar um grupo de teatro no Campus de Caicó e pediram o auxílio da Pró-Reitoria.

A diretora em exercício do CaC, Professora Isabel Calixta, destacou a importância da Universidade para a vida dos novatos. “Para mim, é importantíssimo esse momento para vocês que estão chegando conhecerem a nossa universidade. Serão quatro anos aqui dentro e terão a oportunidade de vivenciar muita coisa boa e muita coisa ruim, mas a direção espera fazer de tudo para que o lado ruim fique esquecido. O processo profissional de vocês começa agora”, declarou.