Arte, educação e saúde. Durante três dias essa foi a temática central dos espetáculos apresentados no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, durante o XII Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o FESTUERN, que aconteceu de 11 a 13 de setembro, trabalhando o tema Teatro do Bem Viver.
Os espetáculos envolveram quase 400 pessoas, entre elenco, produção, direção, equipe de apoio, entre outros. Dentro da proposta do Teatro do Bem Viver, durante os três dias de festival, 20 grupos de teatro de escolas públicas de Mossoró, Assú, Apodi, Macaíba, Patu, Guamaré, Alto dos Rodrigues, Lajes, Pendências, Macau, e da própria Universidade, representaram a vivência de valores como a ética, a não violência, o amor, o senso de justiça, a verdade, a compaixão, os cuidados com o ambiente e com a saúde.
As temáticas da saúde e da preservação do meio ambiente permearam a maioria dos espetáculos, em especial, a importância do combate permanente ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No ano passado, o estado do Rio Grande do Norte enfrentou uma forte epidemia dessas doenças, que debilitou grande parte da população, sendo um dos fatores que motivou a escolha do tema trabalhado nesta edição do festival.
O público, estimado em aproximadamente 3 mil espectadores, foi formado em sua maioria, por estudantes e professores de escolas das redes estadual e municipal de Mossoró, e ficou encantado com a qualidade dos espetáculos apresentados. A expectativa é que novos grupos surjam para participar das próximas edições do FESTUERN.
O FESTUERN é o maior festival de teatro escolar do RN e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, através da Diretoria de Educação, Cultura e Artes. Esta edição também contou com a participação de 24 alunos voluntários da UERN, de diversos cursos.
Os espetáculos foram gratuitos, no entanto, a organização solicitou a doação de alimento não-perecível para ser encaminhado a instituições filantrópicas. Foi arrecadada 1,4 tonelada de alimentos, que deverão ser direcionados às instituições na próxima semana.
HOMENAGEM – Nesta edição do Festuern foi homenageando, in memorian, o educador, médico e ex-reitor da UERN, Professor Milton Marques de Medeiros, grande incentivador do Festival. A homenagem se deu devido à sensibilidade artístico-cultural de Milton Marques e seu empenho em construir uma educação transformadora, além de sua dedicação ao bem-estar coletivo e amor ao próximo. Cada grupo participante recebeu o Troféu Candeeiro, com o nome do homenageado.
O XII FESTUERN teve o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, TCM, Bauducco, Edmilson Serigrafia e Projeto Cine Sertão.