ADUERN debate autonomia financeira

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) realiza nesta quinta-feira, 10 de agosto, às 10h, na sede da entidade, debate sobre a autonomia financeira da UERN.

O evento antecede uma assembleia dos professores para discutir a autonomia financeira da UERN.

O debate contará com as presenças de Nelson Junior Associações dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) e Eblin Farage presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES). “Com relação a presidente da ANDES, Eblin Farage, a contribuição é a experiência que ela tem no convívio e na discussão com todas as universidades estaduais, acompanha o problema de todas e discute com as associações de docentes dessas universidades os desafios de cada um. Se nós temos uma pessoa que convive diariamente, dialoga diariamente com todas as universidades estaduais do Brasil essa pessoa tem muito a contribuir porque tem uma participação ativa nos processos de construções e nas ações das associações e sindicatos em relação a essa temática. Quanto a Nelson Junior, atual presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba, a sua experiência é mais do que válida. Afinal de contas, quando foi para discutir o projeto de autonomia, reelaborar e atualizar os dados a UERN procurou qual universidade para conversar? Conversou com professores, governo do Estado e reitor da UEPB para saber a opinião deles sobre situação dela. Por que não ouvir o presidente do sindicato? Os convidados têm muito a contribuir porque trazem para a UERN experiências em nível nacional e local, no caso a Paraíba que é o que nós podemos tomar como referência para o amadurecimento para a nossa discussão”, avaliou o presidente da ADUERN, Lemuel Rodrigues.

O pró-reitor adjunto de planejamento, Adonias Vidal, explica que foi realizada audiência pública em Natal sobre a autonomia financeira da UERN e a administração assumiu o compromisso para concluir a atualização do projeto e apresentar ao Governo do Estado ainda no mês de agosto.

Adonias acrescenta que a comissão já concluiu o trabalho do projeto de autonomia no dia 14 de junho. “Cumprimos a meta da atualização do projeto de autonomia financeira e pretendemos apresentar ainda em agosto ao Governo do Estado em respeito ao cronograma de atividades que assumimos perante os deputados estaduais. Nós avaliamos que conhecer outras experiências de outras autonomias financeiras já implantadas será importante para podermos nos precaver de eventuais dificuldades enfrentadas por quem já alcançou essa importante estratégia de gestão”, frisou Adonias Vidal.