ABERTO II SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Foi aberto nesta segunda-feira o II Simpósio de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A temática do evento é “A Educação na Interface entre o Global e o Local”.

Coube a diretora do Departamento de Educação, professora Maria Auxiliadora Alves Costa, dar as boas vindas aos participantes do evento. “É sempre muito importante reunir pesquisadores para debater a educação. Fiquei muito satisfeita com a quantidade de trabalhos inscritos”, declarou.

A professora Arilene Medeiros, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC), destacou a importância do Simpósio que foi criado antes do início do curso de
Mestrado em Educação. “Precisamos começar a desenvolver ações em torno das mudanças que acontecem no mundo. O nosso programa é voltado para a área de atuação dos contextos locais”, disse em referência ao tema do simpósio.

Representando o Reitor Milton Marques de Medeiros, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Fernandes, fez um relato sobre o crescimento vertical da UERN nos últimos anos. “A UERN tem sido protagonista na pós-graduação brasileira e na interiorização do ensino superior. Estamos presentes em todas as quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte e em três delas temos cursos com conceito cinco no ENADE”, acrescentou.

A abertura do Simpósio teve como palestrante o professor Éneas Araújo Arraes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele abordou justamente o tema do simpósio “A Educação na Interface entre o Global e o Local”. O conferencista lembrou que a globalização tem levado a sociedade a uma perda de identidade. “A gente tem um olhar sobre a globalização muito voltado para a questão da economia e da política, mas esquece de outras questões como a cultura e a educação. Precisamos acordar antes que a nossa identidade se desvaneça”, declarou.