Foram abertas as negociações para a retomada das aulas no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN).
Nesta manhã, uma comissão convocada pelo reitor Pedro Fernandes e que tem à frente o diretor do Campus de Pau dos Ferros, Prof. Dr. Gilton Sampaio, esteve reunida em Mossoró. O encontro foi presidido pelo reitor Pedro Fernandes e teve a participação do vice Aldo Gondim e todos os pró-reitores para tratar do problema das instalações elétricas do CAMEAM. Na oportunidade, o assessor de engenharia, Osmídio Dantas, apresentou um relatório contendo informações sobre a rede elétrica e distribuição de energia que hoje apresenta uma sobrecarga expressiva. Para suportar a carga, o engenheiro sugeriu a aquisição de um transformador de 225 kva e o racionamento da energia até a compra dos equipamentos. “Já solicitamos um projeto para a ampliação da rede”, frisou.
O Pró-Reitor de Administração, Iata Anderson, lembrou que também é necessária a aprovação do projeto pela COSERN para fazer o trabalho de ampliação da rede e relatou que esse trabalho já foi feito no Campus de Patu e está sendo feito em Mossoró e Assu. “O Campus de Pau dos Ferros tem todas as condições de funcionar até todo o trabalho ser feito. Até lá a climatização terá que ser gerenciada”, destacou.
Está prevista a licitação num prazo de 20 dias para a aquisição dos equipamentos e a previsão é que tudo seja resolvido em até 60 dias.
O Pró-Reitor de Planejamento, Wogelsanger Pereira, disse que os recursos viriam de fontes próprias da UERN. “Nesse momento não temos condições de fazer empenhos pela fonte 100, que são os recursos do governo, mas podemos fazer da fonte 250, que é o que arrecadamos por outras fontes como eventos e cursos de especializações”, explicou.
O reitor Pedro Fernandes elogiou a maturidade de todas as partes envolvidas. “Esse é um momento de diálogo responsável. As dificuldades existem porque além do fechamento do ano fiscal estamos em um ano de mudança de governo”, frisou, acrescentando que a administração está adotando providências desde que o problema de sobrecarga surgiu.
O diretor do CAMEAM, Gilton Sampaio, elogiou a postura da Reitoria. “A direção está totalmente parceira da Administração. Existe um contato com os pró-reitores que merece elogios”, destacou.
Até o final da tarde serão anunciadas as medidas para o retorno das aulas e investimentos na rede elétrica do CAMEAM.