Nesta sexta (25), o Campus de Natal realizou o 13º ARRASTA UERN, sendo a segunda edição online da festa devido à necessidade de distanciamento social para a não propagação da Covid-19.
A noite de muito forró, cultura e tradição foi aberta pela reitora Fátima Raquel, o diretor da UERN Natal e vice-reitor eleito Prof. Dr. Chico Dantas, e pela chefe do Setor de Eventos, Marcela Karin.
A reitora louvou a iniciativa de realizar o evento, para manter viva a tradição junina e a oportunidade de confraternização mesmo que virtualmente, além da homenagem póstuma à servidora Hulda Nunes, que deu nome ao arraiá digital.
O professor Chico Dantas agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização do 13º ARRASTA UERN, nas pessoas das chefes dos setores de Eventos, Marcella Karin, e de Mídias, Priscila Krüger, e do técnico Alexandre Soares.
Marcela reforçou o agradecimento previamente feito pelo professor Chico também aos sindicatos Sintauern e Aduern. E apresentou a homenageada da noite: Hulda Nunes, técnica, sanfoneira e vítima da Covid em dezembro de 2020 (ver biografia no final desta matéria).
Seguiu-se uma hora de muito forró, com o Forró do Severo tocando sanfona e cantando um repertório de músicos consagrados do gênero, como Gonzagão e Flávio José, entre muitos outros, enquanto bailarinos da Quadrilha Balão Dourado apresentavam suas coreografias na tela dividida.
Ao fim da programação, o professor Chico se solidarizou com as famílias enlutadas e apresentou um vídeo em homenagem a 11 docentes e técnicos da UERN vítimas da Covid, conclamando a todos a se vacinar sem distinção de marca de vacinas, para que o 14° Arrasta UERN, em 2022, seja presencial e ao calor da fogueira de São João do Campus de Natal.
O 13º Arrasta UERN | Arraiá Hulda Nunes foi transmitido e pode ser assistido na íntegra no canal da UERN Natal no YouTube.
Sobre Hulda Nunes:
Nascida em 17 de dezembro de 1953, em João Câmara, chegou em Mossoró aos 10 anos de idade. Foi professora do Estado do RN e do município de Mossoró. Era servidora da UERN desde 1977, TNS e instrutora musical do Conservatório de Música Dalva Estela Nogueira Freire. Egressa do curso de matemática da UERN, e também bacharel e licenciada em música pela UECE. Pós-graduada em musicoterapia e secretariado executivo, além de mestranda em educação. Em 2017 recebeu o título de cidadã mossoroense. E em 20 de dezembro de 2020, deixou eternas saudades aos familiares e amigos, vítima da Covid-19.
Sobre Severo Ricardo:
É egresso da UERN e está presente na cena artística mossoroense há mais de 10 anos. Já trabalhou com sonoplastia em diversos espetáculos teatrais da cidade, como Chuva de Bala (2008) e Auto da Liberdade (2013; 2014 e 2017). Como compositor participou da trilha sonora do Filme longa metragem mossoroense: Era Uma Vez Lalo (Ribeiro Filmes). Em 2015, foi premiado com destaque estadual no concurso de composição Forró de Verdade. Como intérprete foi finalista da 50ª edição da Mais Bela Voz da Rádio Rural de Mossoró, obtendo a terceira colocação geral. Como instrumentista é membro da Orquestra Sanfônica de Mossoró bem como das Bandas Forró do Severo e Ser(tão) Raízes.
Sobre o Arraial Balão Dourado:
Foi fundada em 1997 no conjunto Pajucara, zona Norte de Natal, e é uma das quadrilhas estilizadas mais conhecidas do Nordeste, tendo como principais títulos: Tetra campeã de Natal, Tri campeã da InterTv, Tri campeã do quatrocentão, BI campeã do Nordeste pela Unej, Penta campeão de Tangará e Tri campeã do Forró Novos.