“Tem coisa boa chegando/ Tem algo acontecendo/ E não importa o que eu sofri/ O que importa é que eu sobrevivi”. Interpretando a música da cantora Sarah Farias, a graduanda do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, Solange Santos, quebrou o protocolo da solenidade de colação de grau, na noite desta quarta-feira, 21, para agradecer ao dom da vida.
Há dois anos, ela foi internada por causa de complicações da Covid-19, e cinco dias depois foi internada na UTI. Foram 24 dias lutando pela vida. “Tive 90% do pulmão comprometido. Foi um milagre eu ter sobrevivido e poder estar aqui hoje”, disse emocionada Solange Santos, que foi oradora da turma.
“Não desistam de seus sonhos. Que toda experiência vivida seja nosso combustível para ir mais além. Que não esqueçamos de quem somos e de onde viemos. Obrigada a Deus pelo dom da vida. Obrigada a Uern, a minha família, meus amigos e a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, dissa a formanda.
Em seu discurso, o paraninfo da turma, William Coelho de Oliveira, externou a alegria de compartilhar este momento com os formandos. “Vocês têm todas as condições de realizar seus sonhos. Projetem-se e realizem-se. Que vocês tenham felicidade na profissão que escolheram”, frisa.
O vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Marcílio Lima Falcão, que presidiu a solenidade, destacou que a Uern oferece uma formação pautada nos princípios sociais e na efetivação da cidadania. “A Uern é um lugar de encontro e realização de sonhos. Tenham orgulho de fazer parte desta instituição”, declarou.
Em mensagem encaminhada à assembleia, a reitoria Cicília Maia enfatizou que esse é um momento de celebração. “A pandemia de Covid – 19 nos impôs vários desafios. Tivemos que nos reinventar e ressignificar vários processos. É uma felicidade poder termos chegado até aqui para celebrar essa conquista com vocês”, disse.
Na solenidade, colaram grau 34 formandos dos cursos de Geografia, História, Ciências Social, Filosofia e Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Radialismo.