Graduados do curso de Pedagogia do Campus Mossoró, da Faculdade de Educação (FE), ano 2022.1, colaram grau na tarde desta terça-feira, 20, em solenidade realizada no Teatro Lauro Monte Filho. A professora doutora Meyre Ester Barbora, diretora da FE e coordenadora do Fórum de Diretores e Diretoras, presidiu a cerimônia.
Vice-diretor da FE, o professor doutor Jean Mac Cole Tavares apresentou os então graduandos e graduandas. A agora pedagoga Glaucyane Sonalle do Couto e Silva Lins pronunciou o juramento protocolar.
Eukária Monalynne Soares Diógenes, aluna laureada da solenidade, pronunciou discurso na tribuna. De acordo com ela, a profissão de pedagogo e pedagoga não se limita a “cuidar de crianças”. “Não há idade para aprender. O professor precisa ser humano, o conhecimento é bem melhor quando partilhado e a didática é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, independente do público alvo. Por isso, aprendemos que o pedagogo é o condutor de crianças, de outros professores, de jovens e adultos que não tiveram as condições necessárias para aprender na idade apropriada”.
A graduanda Amanda Richely Gomes da Silva solicitou o grau, e a professora mestra Brígida Lima Batista Félix, paraninfa da turma concluinte, também fez uso da palavra, ressaltando: “Eu quero dizer a vocês, já pedagogos, não desistem de ensinar! Pedagogia é ensino. Ensinem uma, duas, três, quatro vezes, porque vocês estão se graduando para isso. Pedagogia é o próprio ensino”.
“Quando olho para vocês, hoje aqui, junto com familiares e amigos, é impossível não voltar um pouco no tempo, e me ver no dia da minha formatura. Posso lembrar do misto de emoção e alegria, mas também de perplexidade em frente ao futuro”, disse a professora Meyre Ester. Ela falou também do papel social da universidade, que “não deve se limitar a uma formação técnica e instrumental. Antes, precisa ser um lugar do exercício da dúvida, do diálogo e da pluralidade de pensamentos. Um espaço profícuo de ideias, de inclusão e da formação humana por excelência”.