A governadora Fátima Bezerra e representantes do Banco Mundial fizeram uma visita, na tarde de hoje, 07, ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que está com mais de 90% das obras concluídas. A expectativa é que a parte ambulatorial seja entregue à população ainda neste ano.
O reitor em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), professor Chico Dantas, acompanhou a visita e ficou feliz com a evolução da obra. Além de ceder o terreno para a construção do prédio, a Uern ficará responsável pela gestão acadêmica do hospital.
“Isso significa que esse hospital vai ser a extensão de um campus para a formação dos nossos estudantes. Aqui eles terão a oportunidade de ter contato com a prática profissional, conhecer o funcionamento do hospital, ter um ambiente de pesquisa diferenciado, conhecer novas tecnologias, equipamentos e conviver com um atendimento cada vez mais humanizado às pacientes de todo o Rio Grande do Norte”, comentou.
Para a governadora, a entrega do hospital será um momento histórico para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando assumimos havia apenas 13% de obra concluída e hoje chegamos a 93%. Até o final deste ano, estaremos abrindo as portas para as mulheres do Rio Grande do Norte. São 168 leitos, sendo mais de 40 de UTI, o maior equipamento de saúde do Estado, que será referência não só para o Nordeste, mas para o Brasil. Até o meio do ano de 2023, teremos o seu funcionamento pleno”, destacou a chefe do Executivo.
De acordo com a gerente de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Sophie Naudeau, o Banco Mundial, tem um papel de ajudar a desenvolver a região e diminuir a pobreza onde atua.
“Este investimento que nós contribuímos através do programa Governo Cidadão é uma maneira de apoiar o estado do RN para desenvolvê-lo, reduzir a pobreza, fortalecer esse executor da saúde maternal e infantil e esse hospital, uma vez aberto, vai fazer uma grande diferença para a população regional”, disse.