A Uern Assú realizou, na noite desta quarta-feira (5), a colação de grau de 53 concluintes da turma de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A cerimônia foi realizada no auditório da unidade e presidida pela professora Guianezza Mescherichia, vice-diretora do campus.
Durante a solenidade, a professora salientou a importância da formação dos estudantes e desejou que os profissionais continuem transformando vidas em todo o Estado.
“Minha fala tem como intuito justificar minha voz embargada, minha emoção de conferir o grau a 53 graduados em Pedagogia pelo Parfor, que agora irão transformar outras vidas, por meio da educação, de um ensino de qualidade e referência”, salientou.
Por sua vez, a concluinte oradora das turmas, Vanessa Costa Silva e Medeiros, destacou os desafios relacionados ao curso, sobretudo por conta da pandemia do coronavírus, mas também salientou a determinação e o empenho dos discentes.
“A jornada nos permitiu muitas aprendizagens, mesmo com todos os desafios encontrados e enfrentados. Como o educador Paulo Freire bem frisou: ‘A educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas, e pessoas transformam o mundo’. E foi isso o que o Parfor fez em nossas vidas, transformou. E essa transformação será vista e vivida entre os nove municípios que agora recebem 52 novos profissionais capacitados e prontos pra buscar nossos caminhos téorico-práticos da docência”, frisou.
O paraninfo das turmas concluintes, professor Francisco Canindé da Silva, coordenador pedagógico do Parfor na Uern Assú, agradeceu a homenagem recebida pelos discentes e destacou a importância das relações construídas a partir do exercício da docência.
“Acredito que esta homenagem resulte dos afetos que estabelecemos nesse trajeto da profissão docente, com relações de carinho e respeito. Desejo que cada um de vocês possa ser também afetado pelas emoções e responsabilidades da profissão”, comentou.
A cerimônia também foi marcada pela entrega da comenda de mérito acadêmico à discente Cleiane Simone de Araújo. A comenda é concedida ao concluinte de curso de graduação que obtiver o melhor desempenho estudantil, entre os aptos a colar grau.