O Ambulatório LGBTI+ da Faculdade de Enfermagem (Faen) oferece atendimento preventivo de saúde sexual e reprodutiva para a população trans. Além disso, a partir deste ano, o serviço permite que o cadastro do serviço junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) assegure a identificação do paciente em conformidade com o seu gênero.
“O sistema não permitia, por exemplo, que um exame preventivo de colo de útero fosse registrado para uma pessoa do sexo masculino, mas somente para o sexo feminino. Agora isso é possível”, explicou o professor Rafael Soares, diretor da Faen.
Trata-se de um serviço de vanguarda, que, na visão do professor, “quebra paradigmas, pois dá visibilidade, representatividade e respeito a todos e todas as pessoas, independente de sua identidade de gênero”.
O empresário Tony Gabriel, homem trans de 32 anos, realizou os exames na semana passada. Ele foi o primeiro a conseguir o atendimento com a mudança.
Para Tony, o serviço representa a quebra de um tabu. “Esse assunto dos exames é algo bem complicado de ser falado em meios de homens trans e trans ‘masculines’. Eu mesmo sempre tive medo de fazer. Quando resolvi fazer, me joguei, porque temos que cuidar de nós mesmos”.
Tony elogiou o atendimento, que considerou “gentil e respeitoso”. O empresário mencionou que “a saúde vaginal é um marco de importância, não só no que diz respeito aos homens trans, trans masculines, mas também às mulheres cis”.
O atendimento de coleta do exame preventivo integra os serviços da Residência Multiprofissional de Atenção Básica. Embora esse serviço seja oferecido nas unidades básicas de saúde, o ambulatório atende às particularidades da população trans, de acordo com Janaine Oliveira, preceptora do Núcleo de Enfermagem.
“O carro-chefe para o atendimento dessa população é a escuta empática. Entender, compreender e também orientá-los de acordo com as necessidade que o ou a paciente trouxer”, disse Janaine.
Os exames preventivos são essenciais para manter o controle de uma vida mais saudável. Após a consulta, os pacientes aumentam a qualidade produtiva na vida pessoal, profissional e também a autoestima. Além de serem uma importante ferramenta para ter ciência de doenças antes de se tornarem um problema e tomar atitudes proativas.
SERVIÇO – O atendimento ocorre quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, das 18h às 22h, no Ambulatório da Faen, Bairro Centro de Mossoró.