Comitê Covid-19/UERN recomenda retorno de uso de máscara em ambientes fechados, vacinação e testagem

O Comitê Covid-19/UERN voltou a se reunir nesta semana para avaliar o cenário atual da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte e apresentar orientações para a comunidade acadêmica sobre os cuidados para diminuir o risco de contaminação.

Em nota técnica, o Comitê recomenda a retomada do uso de máscaras em ambientes fechados e em ambientes abertos com aglomeração; a atualização do cartão de vacinas para a Covid-19, chamando a atenção para as doses de reforço e a testagem das pessoas com sintomas gripais.

O Comitê Covid-19/UERN foi instituído em 2020 e tem acompanhado a evolução da pandemia no Rio Grande do Norte, observando o contexto e orientando as tomadas de decisão da UERN.

Confira a nota na íntegra:

Nota técnica – 004/2022
Comitê Covid 19/UERN

 

O Comitê Covid 19/UERN, atento ao quadro sanitário do Rio Grande do Norte e evolução dos casos de infecção e mortes em decorrência de infeções causadas pelo SARS-COV-2, vem alertar a comunidade acadêmica e comunidade em geral sobre o agravamento do quadro sanitário no Rio Grande do Norte, com o aumento considerável no número casos nas últimas semanas.

Esse crescimento tem relação com o abandono das medidas de prevenção, em especial o uso de máscaras, principalmente em ambientes fechados; e baixa cobertura de vacinação completa (4ª dose em pessoas acima de 50 anos e 3ª em adultos e adolescentes) e à circulação de novas variantes, altamente transmissíveis.

Diante desse quadro sanitário, este Comitê recomenda:

– A retomada do uso de máscaras de boa qualidade, cobrindo o nariz e boca, em ambientes fechados e em ambientes abertos com aglomeração;

– A atualização do cartão de vacinação para a Covid-19, com as devidas doses de reforço, quando for o caso;

– Diagnóstico precoce dos infectados (testagem de pessoas com sintomas gripais) e isolamento dos positivados.

A pandemia ainda não acabou e as medidas de prevenção continuam sendo a maior forma de controle da infecção e preservação da vida!