Nesta sexta-feira(18), às 16h, a edição de março/2022 do Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade Sexta das Ciências terá como tema a mulher e vai discutir a Feminilidade, nos seus aspectos biológicos e sociais. “É a contribuição do nosso projeto de ensino à programação do mês da mulher na Uern”, justifica o coordenador Prof. Dácio Michel.
O debate será entre quatro convidadas: a psicóloga e mestre Sâmela Gomes, atual diretora do Senac-RN; a pesquisadora e Profa. Dra. Deyse Dantas, das Universidades Federais do Amapá e do Rio Grande do Norte; e a professora e cientista social da Uern Natal, Jarileide Nasi, com mediação da professora adjunta Glaucia Campos, do curso de Ciências da Computação/Uern Natal, que coordena o projeto de extensão Maria Bonita nas Ciências, que estimula a participação de meninas e mulheres na carreira científica.
“No mundo contemporâneo, alguns podem achar que a mulher já conseguiu conquistar espaços e evoluir suficientemente a ponto de não se precisar mais de ações afirmativas sobre para o protagonismo feminino. Mas isso não é verdade, embora tenhamos evoluído. Menos de 5% das posições de liderança de grandes empresas são ocupadas por mulheres; os salários e bônus delas são, em geral, menores; a participação na política, nas artes, na ciência ainda tem sido refreada não somente por ambientes misóginos, mas principalmente pela falta de oportunidade de desenvolvimento de muitos talentos ainda na infância, adolescência ou juventude”, ressaltou Sâmela Gomes, que é ex-reitora da UnP e ex-diretora da Laureate Norte/Nordeste.
“A minha história não é regra, e o intuito de compartilhá-la é no sentido de poder criar uma sensação de “eu posso” e servir como inspiração. Uma mulher, nordestina, divorciada e com uma formação acadêmica de base humanística (psicologia), fora do campo da engenharia ou da administração (que são as grandes fontes de formação de executivos) conseguiu construir uma carreira de acadêmica, pesquisadora e docente e migrar para uma carreira executiva, chegando à posição de presidência regional de uma empresa multinacional, que foi a 2ª maior do mundo em educação”, acrescentou .
“Com muito esforço, lutei contra muitos preconceitos travestidos de verdades absolutas, porque aprendi desde cedo que lugar de mulher é onde ela quiser. E porque também queria deixar um legado para minhas três filhas, sobre o lugar delas ao sol, e também um filho que, de forma inteligente, pode se tornar um homem que acolha essa causa e faça a diferença”, completou.
O projeto é uma iniciativa da Uern Natal, em formato de live a ser transmitida pelo canal Uern Natal no YouTube. Link AQUI.
O coordenador do Sexta das Ciências ressalta a importância, para a longevidade do projeto, das colaborações do vice-reitor Chico Dantas; dos Profs. Drs. Michele Câmara (Turismo) e Carlos André (Ciência da Computação); das servidoras Marcela Karin e Rayssa Muniz, e das discentes Andreza Bezerra (Direito) e Nathalia de Oliveira (Turismo).