A Uern Pau dos Ferros promoveu, no último sábado (5), a premiação do I Concurso Valores para Todo a Vida, que teve espaço na Casa de Cultura Joaquim Correia, no Centro de Pau dos Ferros.
O concurso foi uma iniciativa do Projeto Ensino de Ética na Escola coordenado pela professora Dra Sheyla Fontenele, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE).
Com um total de 20 membros, o projeto reúne professores da graduação em Pedagogia da Uern, alunos da graduação e pós-graduação do Campus de Pau dos Ferros e membros da educação básica pública e sociedade civil.
O concurso foi direcionado para crianças dos 6 aos 12 anos, regulamente matriculadas no Ensino Fundamental (anos iniciais) da rede pública de ensino dos municípios que fizeram pacto de adesão: Água Nova, Encanto, Francisco Dantas, Marcelino Vieira, Pau dos Ferros e Portalegre.
A iniciativa previu a realização de uma obra original, de caráter artístico, caracterizada por um desenho, acompanhado do complemento da frase: “O respeito é importante em minha vida porque…”.
O desenho teria de representar a ideia da frase criada pelo candidato. Tanto a frase quanto o desenho precisariam focar o valor ético do respeito.
A atividade se desenvolveu em duas etapas. Na primeira delas, 14 escolas participaram, com cerca de 1.400 crianças. As escolas tiveram acesso a diversos materiais sobre o tema, além de uma cartilha com sugestões de atividades para a sala de aula.
Já a segunda etapa contou com 40 finalistas, dos quais três foram selecionados para premiação.
As professoras foram agraciadas com livros pedagógicos e uma placa de menção honrosa congratulando-as pelo envolvimento ético com a atividade pedagógica proposta.
Marcaram presença neste evento a secretária de Educação de Pau dos Ferros, professora Larissa da Silva Ferreira Alves, representando a prefeita Marianna Almeida Nascimento, o diretor do Campus de Pau dos Ferros, professor Agassiel de Medeiros Alves, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), professora Maria da Conceição Costa.
Também estiveram presentes a professora Iandra Fernandes Caldas, representando a chefia do Departamento de Educação, a coordenadora do Projeto Ética na Escola, professora Sheyla Maria Fontenele Macedo, docente do PPGE, onde o projeto se originou.
Participaram ainda a professora Simone Cabral, vice-coordenadora do PPGE, o professor Cezinaldo Bessa, do PPGE, e o vereador Francisco Deusivan dos Santos Nazario, conhecido como Deusivan, que foi um dos patrocinadores do projeto.
Confira abaixo os trabalhos premiados:
1º Lugar: Glória Bessa – Escola São Benedito
2º Lugar – Kauã Henrique – Escola Professora Francisca de Assis
3º Lugar – Maria Eduarda Ferreira – Unidade de Ensino V Francelino Granjeiro