Estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estarão discutindo, nesta sexta-feira (21), às 9h, no canal Uern Oficial no YouTube, a manutenção do retorno das aulas presenciais na instituição, previsto para o dia 2 de fevereiro, de acordo com o calendário universitário aprovado em setembro de 2021.
A discussão se dá diante do atual cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil com a presença da variante Ômicron, o que tem ocasionado o crescimento elevado no número de casos de infectados, além da grande incidência do vírus H3N2 (gripe).
Participam da reunião representantes da Reitoria, do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern), da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) e dos Fóruns de Diretores e de Chefes de Departamento.
De acordo com o documento aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), “caso ao longo do semestre letivo 2021.2 ocorra o recrudescimento da pandemia do Coronavírus – COVID-19, e o Governo do Estado do RN edite norma que determine o isolamento social da população, o ensino remoto poderá voltar a ser aplicado na Uern, após deliberação do Consepe”.
Segundo a reitora Cicília Maia, este é mais um momento de diálogo entre os segmentos da Universidade no sentido de chegar a uma decisão coletiva sobre a retomada presencial.
“Já conversamos isoladamente com os estudantes, com os fóruns e sentimos que a nossa comunidade está dividida em relação ao retorno presencial neste momento. Sentimos que ao mesmo tempo em que existe o sentimento pelo retorno às aulas presenciais, existe a preocupação quanto à segurança da nossa comunidade diante do aumento no número de casos de Covid-19 e de gripe. Caberá ao Consepe decidir se haverá mudança no calendário, e este momento de diálogo é primordial para embasar essa decisão, assim como a orientação do Comitê Covid-19/Uern que deverá se pronunciar nos próximos dias”, afirmou a reitora.