O novo defensor público-geral do Estado, Clístenes Mikael de Lima Gadelha, é natural de Alexandria/RN e se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
“A Defensoria Pública e a Uern são responsáveis por grandes transformações sociais no RN”, disse, ao cumprimentar a reitora Cicília Maia, que prestigiou a solenidade de posse presidida pela governadora Fátima Bezerra, em Natal, nesta segunda (10). O novo defensor público-geral agradeceu a presença da reitora e parabenizou a Universidade pela conquista da autonomia financeira. “Essa é uma grande conquista e uma grande reponsabilidade”, ressaltou.
“Viemos trazer votos de sucesso em nome de toda Uern. É uma alegria muito grande ver nossos egressos ocupando cargos de destaque e que seja exemplo para os que hoje estão em formação”, disse a reitora.
Na carreira de defensor desde 2008, Clístenes acumula experiências na área cível e possui passagens em outros cargos administrativos da instituição como corregedor geral e defensor público-geral, cargo que ocupou nos últimos quatro anos.
Clístenes foi eleito por seus pares em dezembro passado, com 90 votos de 92 votantes. Ele sucederá Marcus Vinicius Soares Alves, que esteve à frente da Defensoria desde 2018. O agora ex-defensor público-geral elevou o número de núcleos de atendimento da instituição, que hoje atua em 40 comarcas do estado e atende aproximadamente 92% da população potiguar. Durante a gestão dele, o número de defensores públicos também cresceu, saltando de 60 para 102, o que preencheu o quadro de membros pela primeira vez na história da Defensoria Pública no Rio Grande do Norte.
“Minha meta é levar a assistência jurídica gratuita e integral da Defensoria Pública a um número cada vez maior de norte-rio-grandenses”, frisou o novo defensor público-geral, que tomou posse para o biênio 2022/2023.
“Dr. Marcus Vinicius realizou um grande trabalho e Dr. Clístenes está preparado e legitimado a dar continuidade à gestão desse órgão tão importante que é a Defensoria Pública no RN, cuja presença em todos os cantos do Estado é um compromisso do nosso governo, para dar apoio e defender os direitos dos mais humildes cidadãos norte-rio-grandenses”, afirmou a governadora.